A temporada de chuvas está intensa e uma das atividades preferidas do turista em Brotas, o rafting, fica mais desafiadora e emocionante. O rio Jacaré-Pepira está no seu nível máximo, acima de 1,90 metro e a dinâmica da aventura muda radicalmente. A região está 250 km de Franca.
É o momento ideal para quem gosta de encarar a velocidade máxima das corredeiras. Com o volume das águas acima da média, a adrenalina é garantida quando o rio atinge a Classe 4+ do rafting, cuja escala de intensidade vai de 1 a 5.
Com as grandes ondas, margens estreitas e refluxos no percurso, algumas atividades lúdicas ficam suspensas, como a flutuação e outras brincadeiras que os instrutores fazem com os turistas descendo o rio. Mas sobra emoção.
O rio cheio, porém, também impõe algumas restrições para o rafting, que fica suspenso para crianças com menos de 12 anos e abaixo de 1,40 metro de altura. É recomendável saber nadar. De qualquer maneira, a segurança é prioridade. Além das instruções e do percurso feito com um instrutor, o participante usa equipamentos de proteção, como capacete e colete salva-vidas. Os instrutores também têm técnicas para resgatar o ocupante caso ele caia do bote.
A cidade tem o melhor rafting do mundo de acordo com o Prêmio da Trip Advisor e instrutores conquistaram o nono prêmio consecutivo do campeonato mundial desta modalidade.
Cachoeiras
Monitoradas para garantir a segurança do turista, as cachoeiras podem ter o acesso fechado na temporada de cheias. Brotas tem em janeiro nove cachoeiras livres para quem quiser aproveitar a natureza e se refrescar depois da caminhada.
As trilhas estão abertas nos acessos às cachoeiras 3 Quedas, Martello, Escorregador, Cassorova, Ástor, São Sebastião (somente para contemplação), Recanto das Cachoeiras e Parque dos Saltos.
“Brotas tem o PIT (Posto de Informação ao Turista), espaço onde o visitante pode obter todas as informações para que sua experiência seja de acordo com as expectativas. Além disso, nossas agências e rede hoteleira têm um alto nível de qualidade no atendimento para que o turista faça uma vivência inesquecível em nossa cidade”, afirma Fabio Pontes, secretário de Turismo de Brotas.