Quem tem parcelas do IPTU para pagar, poderá adiar os pagamentos. A Prefeitura de Franca vai suspender a cobrança do imposto até agosto. O recolhimento do ISS também está suspenso e empresas só precisam retomar os pagamentos a partir de agosto.
Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira à tarde, o governo municipal informou que enviará projeto de lei para a Câmara Municipal para garantir que os impostos de IPTU e ISS com vencimentos em maio, junho e julho sejam adiados. Eles só serão cobrados a partir de agosto e de forma gradual.
A proposta precisa ser aprovada pelos vereadores, mas a pauta é indicada que deve passar sem muito percalço. A votação pode acontecer ainda nesta semana.
O adiamento no recebimento desses meses dos dois impostos representa em cerca de R$ 32 milhões que não entrarão no caixa da Prefeitura. O governo já informou que fará contenção de gastos para garantir a medida, que pode aliviar no bolso de empresas e trabalhadores afetados pela paralisação de atividades devido aos decretos estadual e municipal que determina quarentena.
O comércio só deve retomar as atividades depois de 22 de abril. O prazo foi estendido pelo governo estadual nesta segunda. Sobre as fábricas, haverá reunião na Prefeitura nesta terça-feira para decidir a situação e verificar a possível aprovação de medidas a serem tomadas pelas indústrias.
“Agora é muito a hora de união. Quero pedir compreensão de empresários, trabalhadores para fazer a Franca melhor. Estamos mantendo conversas com todos os sindicatos, o Ministério Público”, disse Gilson de Souza, na coletiva.