A Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), em Franca, divulgou comunicado para confirmar que boatos de que café moído e embalado a vácuo teria sangue de boi para aumentar peso e volume são falsos. A denúncia sobre a suposta prática chegou a ser informada para a Associação Brasileira da Indústria de Café. O estava sendo ventilado para ter ocorrido inicialmente no Espírito Santo.
“Tais informações são falsas. Reforçamos a necessidade dos industriais, profissionais do agronegócio e dos consumidores de não compartilhar informações que possuam origem duvidosa ou que não sejam fidedignas, tendo em vista a crescente distribuição deliberada de desinformação e boatos, as fake news”, reforçou a nota publicada pela Cocapec e elaborada pela ABIC.
A situação ficou conhecida em alguns grupos de profissionais como “café com sangue de boi”. A notícia que circula pela internet foi pulverizada em áudio. “Salientamos que os cafés certificados pela ABIC são analisados e monitorados periodicamente com a garantia da pureza e qualidade do produto”, destaca a associação.
O assunto entrou em uma lista que existe na internet para tentar acabar com fake news. O endereço da história fica em Boatos.org.
Somente a Cocapec, que tem atuação na região, há 2,5 mil cooperados. São 13 municípios com atividade da cooperativa, incluindo Franca.