Ícone do site F3 Notícias

Com 10 equipamentos para montar UTI, Santa Casa anuncia funcionamento de 4

Foto: Divulgação/Orgulho de Ser GOP

O presidente do Grupo Santa Casa de Franca, Tony Graciano, fez divulgação em vídeo para anunciar que dos 10 equipamentos para montar UTI no Hospital do Coração, a unidade só vai colocar em funcionamento quatro nesta semana. Os respiradores chegaram no hospital no sábado (15) e o anúncio do grupo foi feito nesta terça-feira (18).

A estrutura para montagem desses leitos foi cedida pelo governo do Estado de São Paulo. O acordo para implantação desses equipamentos foi costurado durante a visita dos secretários estaduais de Saúde, Jean Gorinchteyn, e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, ao tratar do tema com o prefeito Gilson de Souza e a direção da Santa Casa, em 4 de agosto.

Por parte do Estado, os trâmites para que os monitores chegassem a Franca demorou entre a segunda-feira (10) e o último sábado (15), portanto foram cinco dias. O Grupo Santa Casa, que vai ser o operador do serviço, agora precisa instalar os equipamentos e dar início ao funcionamento deles.

Para custear as UTIs Covid, a Prefeitura de Franca vai pagar R$ 1,440 milhão para a entidade beneficente. O valor é referente à prestação de serviço pelo período de três meses. Outros 10 leitos já tinham sido contratados pelo governo municipal com a Santa Casa. Antes de iniciar a operacionalização deles, o hospital não se entendeu com a prefeitura para realizar o repasse do dinheiro e houve desencontro durante quatro dias, entre 24 de julho 28 de julho. A instituição só conseguiu concluir a instalação dos leitos seis dias após resolver a rixa com o governo municipal para que houvesse o pagamento do valor global, em 3 de agosto.

Existe certa urgência na instalação desses leitos de UTI Covid por parte do município porque o aumento da capacidade de atendimento deve contribuir para que a cidade, que pertence ao Departamento Regional de Saúde VIII, atenda a critérios do governo estadual para avançar da fase vermelha no Plano São Paulo. A fase 1 é a mais restrita e não permite a abertura de lojas e shoppings para que clientes possam ser atendidos em seu interior.

Uma nova avaliação dos 22 municípios do DRS VIII vai acontecer até esta quinta-feira (20) e o anúncio sobre nova etapa do Plano São Paulo acontecerá no dia seguinte, sexta-feira (21). A região está na fase vermelha desde meados de julho.

Apesar de não ser explícito, em vídeo gravado e divulgado nas redes socais, o presidente do Grupo Santa Casa, Tony Graciano, dá a entender que a entidade beneficente só deve liberar todos os 10 leitos de UTI para atender pacientes em estado grave diagnosticados com Covid-19 após receber o valor global do custeio desse serviço para o prazo de três meses. O pagamento será feito pela Prefeitura de Franca.

“Ficamos esperando da Prefeitura Municipal os repasses para o custeio desses 10 novos leitos”, disse Tony Graciano, que já foi diagnosticado com covid-19 e está recuperado.

A Prefeitura ainda não se posicionou oficialmente sobre a data para realizar o repasse, porém divulgou anteriormente que o recurso é próprio.

Veja vídeo do anúncio:

*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile