Ícone do site F3 Notícias

Com aumento de surto da Covid-19 em Franca, autoridades passam a fiscalizar ruas

Foto: Renato Viana Albarral/Whatsapp F3 Notícias

A Guarda Municipal, Polícia Militar e Vigilância Sanitária de Franca estão atuando em conjunto para coibir aglomerações nas ruas da cidade e funcionamento de atividades que não atendem o atual decreto que regulamenta a quarentena no Estado de São Paulo. A ação em conjunto foi iniciada nesta terça-feira (30/06) no bairro da Estação.

Quem coordena essas atividades é a Vigilância Sanitária. A Guarda Municipal dá suporte e o apoio da Polícia Militar ocorre quando é necessário reforço na abordagem.

“O intuito é um só, preservar a saúde das pessoas e conter a disseminação do vírus da Covid-19, chamando a atenção para o uso obrigatório de máscara de proteção, seja nas ruas, nos ônibus e nos comércios em geral”, informou nota oficial da Prefeitura.

Na operação de terça-feira, houve trabalho conjunto de guardas civis, policiais militares, fiscal sanitário e fiscal de obras. A atuação foi principalmente com o comércio ambulante e começou no bairro da Estação, indo até o Leporace. “As pessoas foram orientadas e a fiscalização indicou para que elas comparecessem na Vigilância Sanitária. Àquelas que não se identificaram, tiveram suas mercadorias apreendidas”, comentou o inspetor chefe da Guarda Municipal de Franca, José Antônio Pimenta.

A Guarda Municipal tem telefone para denúncia sobre aglomeração de pessoas e realização de festas, o que está proibido pelo atual decreto estadual e municipal. A Guarda Civil pode receber os chamados pelo número 153 ou (16) 3724-1033. Em expediente comercial, a Vigilância Epidemiológica também está realizando fiscalização e comunicados podem ser feitos no telefone (16) 3711-9408.

No município, não existe especificação com relação à multa para quem não usa máscara ou faz festa, mesmo que seja familiar. Porém, os casos flagrados podem ser levados ao Ministério Público, que podem denunciar à Justiça comércios e pessoas físicas por conta de infração de medida sanitária preventiva (crime contra a saúde pública), conforme artigo 268 do Código Penal Brasileiro. A pena nestes casos pode ser de detenção de um mês a um ano, além de multa.

Aumento de casos

Em Franca, desde 19 de junho os casos de Covid-19 têm aumentado de forma exponencial. A cidade nesta quinta-feira (2) a 427 pessoas infectadas desde quando começou o monitoramento, em 16 de março. O total de óbitos no município está em 10 pessoas que eram moradoras locais. Outros dois pacientes faleceram em Franca, mas viviam em São Tomás de Aquino (MG) e Itirapuã. Só nesta semana foram registrados dois desse total de óbitos.

Os casos ativos somam 264 nesta quinta-feira (2). Até a quarta-feira (1) eram 241. O aumento de casos em 24h foi de 9,5%. Só neste dia 2, 39 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus. Ao mesmo tempo que houve esse recorde de diagnosticados, o total de recuperados também aumentou de 138 para 153.

O crescimento no número de pessoas doentes gera alerta nas autoridades de saúde por conta da capacidade de atendimento hospitalar. Por enquanto, esse aumento não impactou diretamente a ocupação de leitos. Conforme boletim da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca, há 20 pessoas internadas em UTIs e oito em enfermarias. A lotação de leitos de emergência está em 61%, enquanto os de enfermaria correspondem a 14%.

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile