Após diversos clientes relatarem problemas nos extratos bancários, o Itaú comunicou que os serviços de seu aplicativo e site foram restabelecidos na quinta-feira (3), porém, o acesso ainda está instável e lento. No Twitter, ao serem questionados sobre a instabilidade, o perfil oficial do Itaú respondeu que a retomada é aos poucos e pode demorar até que todos consigam acessar os serviços sem problemas
“Pode demorar alguns minutos para a atualização estar completa. O sistema está voltando aos poucos. Nossa sugestão é atualizar o app e aguardar normalizar dentro dos próximos instantes. Agradecemos sua compreensão!”, afirmou a empresa.
O Itaú também informou que “os extratos e saldos das contas correntes de todos os seus clientes estão atualizados, com todos os valores integralmente recompostos”. Por outro lado, o acesso via canais digitais “está sendo liberado gradativamente”.
“A origem do problema teve relação com um atraso no processamento de dados, o que gerou a necessidade de reprocessamento. Portanto, a causa não teve relação com quaisquer eventos externos. O Itaú lamenta o transtorno”, disse o Itaú em nota.
Além disso, o banco estendeu o horário para boletos e transferências para pagamentos via TED e Pix que não puderam ser feitos anteriormente pela falha no sistema. Tanto que, ao abrir o aplicativo no celular, aparece a seguinte mensagem: “Prezados clientes, ao longo do dia tivemos interrupções nos nossos serviços. Informamos que voltamos à normalidade. Você pode realizar suas transferências por TED até as 18h15 ou usar Pix até a meia-noite. Os pagamentos de boletos também poderão ser feitos até as 20h30. Pedimos desculpas pelo transtorno.”
O Itaú se retratou pelo problema e disse que o transtorno foi causado por um atraso no processamento de dados bancários. “O Itaú Unibanco informa que está atuando intensamente para solucionar a inconsistência de informações verificada no extrato e saldo das contas correntes de parte de seus clientes nesta quinta-feira (3). A origem do problema está relacionada com um atraso no processamento de dados bancários, o que gerou a necessidade de reprocessamento destes. Portanto, a causa não tem relação com quaisquer eventos externos. O banco lamenta o transtorno e trabalha para que a situação seja corrigida o mais rapidamente possível”, explicou.
*Matéria Olhar Digital, com F3 Notícias
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