Neste mês, ações da Prefeitura de Blumenau para mitigar o problema social de moradores de rua viralizaram nas redes sociais. O prefeito da cidade, Egídio Ferrari envolveu-se diretamente e apareceu em vídeo conversando com pessoas e visitando locais.
Essa ação ocorreu em conjunto com a Polícia Militar, a Polícia Civil, a equipe de abordagem social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
Blumenau, que tem 361 mil habitantes, mantém uma estrutura de atendimento para pessoas em situação de rua, incluindo a Abordagem Social, o Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu), o Centro POP e parcerias com entidades para oferta de vagas em abrigos e casas de passagem. Além disso, a prefeitura oferece apoio para regularização documental e reintegração social, incluindo encaminhamentos para comunidades terapêuticas quando necessário.
A ação quer foi filmada aconteceu em 5 de fevereiro e seis pessoas foram atendidas durante a ação. A Prefeitura de Blumenau divulgou que vai seguir durante todo o mês com as atividades. Conforme o site ND±, dois usuários foram encaminhados ao Centro POP e serão direcionados ao CapsAD após os procedimentos iniciais. Outros três optaram por não aceitar o atendimento oferecido. A operação segue sem prazo definido, com planos de expansão para todos os bairros da cidade.
Ao site local, Rafael Burgonovo, secretário de Desenvolvimento Social, também ressaltou a importância da colaboração da população. Segundo ele, é crucial que os cidadãos acionem os serviços da Prefeitura em vez de oferecer esmolas, para que as pessoas em situação de rua recebam o atendimento adequado. “Para solicitar apoio da Abordagem Social, basta ligar para o telefone 156, opção 2”, explicou.
Em Franca, há ações e discussões acontecendo desde 2022, mas ainda sem resultados visíveis nas ruas. Neste dia 26/2, no Plenário da Câmara Municipal de Franca, a partir das 18h30, haverá nova audiência pública para tratar do tema na cidade. O município tem 352 mil habitantes e dispõe de estrutura semelhante ao que existe em Blumenau.
Leia mais: