A Comissão de Combate à Covid-19, instalada na Câmara de Franca, deve reunir-se com a Secretaria Municipal de Saúde local para fazer uma conferência na lista de vacinados na cidade. A Prefeitura de Franca só publicou a listagem com os nomes de pessoas que receberam dose da imunização contra a covid-19 nesta segunda-feira (26).
Em março, uma lei, de autoria de Gilson Perlizaro (PT), foi aprovada na Casa de Leis obrigando o governo municipal a publicar uma lista atualizada das pessoas vacinadas. A proposta demorou quase um mês para ser tomada pelo governo municipal.
Essa legislação foi proposta justamente para permitir mais transparência no processo de vacinação e tentar coibir que pessoas fora do grupo prioritário fossem vacinadas.
“Vou sugerir que a Comissão de Combate à Covid reúna-se com a Secretaria de Saúde para analisar essa lista. A gente precisa ter cautela porque envolve o nome de pessoas. Queremos fazer um levantamento minucioso e, depois, dar publicidade (a essa conferência)”, comentou Gilson Pelizaro.
A listagem de pessoas vacinadas foi divulgada dentro do site da Prefeitura de Franca, mas não há um link direto para acessar essa pesquisa. Quem quiser ver a lista, pode acessá-la por aqui. Há detalhes da vacinação de janeiro, fevereiro, março e abril, porém nesta terça-feira (27) pela manhã não estava disponível o download dos documentos. Quando se clicava para acessar a lista a mensagem devolvida pelo site era “Token inválido”.
Na cidade, a vacinação já está envolvida em algumas polêmicas. Ao menos um caso está confirmado de aplicação de dose que não foi feita, mas houve correção do problema quase no mesmo instante. A Prefeitura instaurou procedimento para apurar o caso. Além disso, há atraso na aplicação de doses, formação de filas longas e reclamação sobre organização relacionada aos postos de vacinação.
Essa situação é refletida pela posição ruim que Franca ocupa no ranking de vacinação no Estado de São Paulo. A cidade ocupa, atualmente, a 412º posição entre 645 municípios. Na aplicação da primeira dose, a Prefeitura conseguiu realizar 50.878 aplicações, o que corresponde a 14,3% da população. A imunização ocorre, de fato, somente depois de 14 dias após a segunda dose.
A melhor cidade posicionada nesse ranking é Serrana, que já aplicou 29.682 doses, número que corresponde a 65% da população. Esses dados são referentes à primeira dose e estão publicados no site Vacine Já, do Estado.
Auditoria
A Prefeitura de Franca anunciou que nesta segunda-feira (26) começou a realizar auditorias nos postos onde há vacinação contra a covid-19.
“Dentre as medidas anunciadas estão o reforço na coordenação dos postos Drive Thru do Poliesportivo e Parque Fernando Costa, incluindo a presença de um representante da Divisão de Auditoria e Controle Interno da Prefeitura, além do reforço das orientações sobre os protocolos para a aplicação das vacinas para os servidores e membros das instituições de ensino, que são parceiras e auxiliam no atendimento a imunização, com reuniões com os coordenadores dos cursos”, divulgou o governo municipal.
O secretário municipal de saúde reconheceu que a cidade precisava realizar ajustes em seu processo de imunização. “Fizemos alguns ajustes no Programa de Imunização, buscando melhorar e oferecer total transparência ao nosso trabalho. Nossas equipes estão empenhadas em fazer o melhor possível”, declarou o secretário.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055