A Comissão de Direitos Humanos da Faculdade de Ciências Humanos e Sociais da Unesp, em Franca, reuniu-se nesta sexta-feira (28) de forma extraordinária para discutir medidas para enfrentar a violência contra mulheres. Uma estudante da universidade foi vítima de estupro na madrugada do dia 27 de maio na região do campus, que fica no bairro Antônio Petraglia.
O caso já foi notificado às autoridades policiais para que haja investigação. “A Direção da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP recebeu com profunda tristeza a notícia de que uma de suas alunas foi vítima de estupro na madrugada do último dia 27 de maio. Repudiamos veementemente o agressor por esse crime hediondo, bem como toda forma de violência contra as mulheres, e esperamos a rigorosa apuração pelas autoridades policiais e pelo Ministério Público do Estado de São Paulo. Manifestamos também toda nossa solidariedade à vítima”, divulgou a instituição, por meio de nota.
Por conta da violência registrada, a vice-diretora do câmpus, professora doutora Nanci Soares, pessoalmente está a frente do caso e a vítima recebeu o contato dela para que possa pedir apoio, caso necessário. A Unesp ofereceu suporte psicológico, assistencial e jurídico à estudante.
A direção do campus também informou que oficiou o comandante da Polícia Militar de Franca, o prefeito Municipal e o Presidente da Câmara Municipal para reiterar pedido de providências com relação a medidas de melhoria na segurança da região onde está a universidade.
“O assunto será incluído no expediente da Congregação da próxima terça-feira (1º) de junho e já informamos ao Centro Acadêmico de Direito que nos oficiou sobre o assunto, que a palavra está franqueada à manifestação de
representação do corpo discente para sua discussão e outros encaminhamentos. A partir das discussões na Comissão de Direitos Humanos e na Congregação outras providências poderão ser tomadas”, informou a instituição, por meio de nota.
Prisão
O suspeito de cometer o crime foi preso em uma operação das Polícias Militar e Civil na noite desta quinta-feira (27) e a vítima o reconheceu. Uma camiseta da jovem foi encontrada com o suspeito.
O homem detido é de Araras e tem histórico criminal, inclusive por estupro em Minas Gerais. O suspeito tinha invadido a casa da jovem, de 21 anos.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.