Franca encontra-se em meio a uma intensa movimentação do mercado imobiliário e isso atrai empresas para promover lançamentos, bem como contribuir na valorização de algumas regiões da cidade.
A Perplan, por exemplo, está com o 8º projeto em Franca e tem atuado tanto em loteamentos como na construção de prédios. E ainda direcionaram seus lançamentos para as regiões central da do Parque Universitário. Este último, por conta dos investimentos que já foram feitos, imóveis têm apresentado valorização que chega a dobrar o preço.
Para dar um panorama do cenário de Franca nesse setor e também contar como a pandemia mudou um pouco o comportamento das pessoas em relação a imóveis, o gerente comercial e de marketing Gustavo Pereira e a supervisora de vendas Débora Lopes explicam detalhes nessa entrevista abaixo.
F3 Notícias: Como a Perplan analisa o mercado de Franca no setor de Incorporação?
Gustavo Pereira, gerente comercial e de marketing: A Perplan analisa Franca como uma cidade de economia pujante e promissora para nossos negócios. Tanto é que estamos no 8º projeto na cidade. Além disso, Franca responde com resultados positivos em todos os nossos lançamentos.
Débora Lopes, supervisora de vendas: Temos uma visão de que o mercado de Franca ainda é muito carente de projetos modernos, arrojados e com lazer completo, como a Perplan oferece, incluindo baixo custo de condomínio. Então, enxergamos que, realmente, há uma demanda para esses projetos. Franca tem um público consumidor considerável, devido às indústrias e aos empresários. Portanto, sempre analisamos, criteriosamente, as questões de incorporação.
F3 Notícias: O que a Perplan avalia que há de particular no mercado francano e como está agindo nesse direcionamento?
Gustavo Pereira: Do ponto de vista de incorporação, nós temos um direcionamento importante nas áreas centrais, que é onde a Perplan está localizada, com o Deodoro 2090 e o Floriano 1680. Ambos possuem um conceito diferente para oferecer a Franca. Inclusive, no último projeto, Floriano 1680, nós o lançamos para quem tem a alma tropical, mas vive a vida urbana, incluindo uma beach pool, que é uma piscina semelhante a uma praia, com raias, palmeiras imperiais, deck molhado e outro seco, trazendo a calma litorânea para a alma da cidade.
Débora Lopes: Também percebemos um potencial gigante para loteamentos. Já temos quatro loteamentos entregues. Então, temos uma forte atuação e reconhecimento nesse sentido. Com a Incorporação, estamos no 4° lançamento. Um ponto que observamos, também, é a questão da infraestrutura escassa, segurança e lazer completos, que são vistos como diferenciais Perplan para Franca, além da escolha estratégica de locais próximos ao centro da cidade.
F3 Notícias: A Perplan tem uma atuação direcionada para o interior do Estado. O que consolida essa missão?
Gustavo Ferreira: É o fato de a Perplan possuir um plano de expansão muito bem desenhado para os próximos cinco anos e inúmeros produtos contratados. Franca também representa um percentual significativo para nossos projetos futuros, tanto para incorporação como para urbanização, além de estarmos presentes em diversas cidades do interior paulista.
F3 Notícias: Após a pandemia, a empresa identificou que o cliente mudou algo na visão de moradia? Se sim, o que seria? E daria para situar isso em Franca e em Ribeirão Preto?
Débora Lopes: Percebemos que, após a pandemia, os clientes passaram a valorizar mais a moradia. Portanto, houve, sim, uma busca por espaços que fossem melhor aproveitados com relação a áreas sociais. Muitos clientes ainda não retornaram as suas vidas sociais externas e têm feito mais confraternizações com amigos em casa, evitando bares e aglomerações. Por isso, as varandas gourmet passaram a ser ainda mais procuradas e valorizadas.
As estruturas de lazer nos residenciais têm sido um diferencial enorme também, tanto em Ribeirão Preto como em Franca. Também temos percebido uma crescente no interesse por ambientes para home office – houve essa necessidade de o cliente adequar um quarto que não era utilizado em um escritório. Agora, as plantas passaram a vir com ambientes melhor projetados nesse sentido.
F3 Notícias: No que o cliente em Franca tem sido mais exigente em termos de analisar um imóvel para moradia ou investimento?
Débora Lopes: Em Franca, os clientes querem, principalmente, sentir segurança e credibilidade nas empresas que constroem e comercializam imóveis. Eles também são muito críticos em relação aos padrões construtivo e de entrega. As pessoas também têm muito contato umas com as outras. Então, o amigo que compra e gosta indica para outro.
Da mesma forma, quem compra e não fica satisfeito acaba tendo uma influência na decisão desses clientes. Além disso, outra preocupação está atrelada aos projetos, pois, hoje, a cidade tem tido a oferta de incorporadores que são de fora, além da Perplan, e começa a ter um nível de exigência maior em relação a plantas e a área de lazer.
O cliente olha muito os detalhes do que está sendo entregue. Outro fator que começa a ter uma crescente é a segurança, pois a cidade tem tido uma proporção maior pela busca de condomínios fechados para fazer o movimento de migração das casas que são de rua.
F3 Notícias: A chegada da Perplan na cidade, no Parque Universitário, valorizou aquela região?
Débora Lopes: Em relação aos condomínios do Parque Universitário, é fantástica a valorização que todos tiveram. Desde o primeiro até o último que foi entregue recentemente, o Villa di Capri, eles têm uma procura absurda. Eu recebo contatos diários de clientes e corretores precisando de lotes, pois quem comprou teve uma valorização que na maioria dos casos dobrou, muitas vezes mais que dobrou o valor que a pessoa pagou no lançamento. Então, realmente é uma região onde o que lançarmos, sabemos que terá uma supervalorização para os clientes.