A Black Friday, que ocorrerá este ano no próximo dia 25 de novembro, é uma das datas mais importantes para o faturamento do e-commerce. Apenas em 2021 as pequenas e médias empresas (PMEs) digitais movimentaram cerca de R$ 74,7 milhões e venderam 1,25 milhão de produtos, de acordo com dados da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina.
A expectativa dos lojistas para este ano é que o faturamento cresça até 30% em novembro segundo a pesquisa “Aquecimento Black Friday 2022”, realizada pela empresa.
Apesar da expectativa positiva, as PMEs ainda apresentam dificuldades para definir ações para a data. Ainda de acordo com dados do levantamento, 57% dos empreendedores se sentem ‘mais ou menos’ ou ‘pouco preparados’ para a data. Por isso, Babi Tonhela, Senior Manager Brasil do Ecommerce na Prática, preparou algumas dicas para que os lojistas alavanquem suas vendas no mês de novembro.
Confira as dicas da especialista para a Black Friday:
1. Black November – É imprescindível que os empreendedores não apostem em apenas um dia de vendas, uma vez que a Black Friday ocorrerá entre dois grandes eventos de comoção nacional: as eleições e os eventos esportivos. Portanto, a Black November é uma estratégia de campanha sustentável para balancear todo o volume de vendas durante novembro. Dados da pesquisa da Nuvemshop mostram que 53% dos empreendedores terão ações com duração de uma semana; e 21% apostarão em 2 semanas de promoções. “Neste ano o ideal é que se elabore uma campanha para todo o mês de novembro, para relembrar os clientes da data no meio de tantas informações”, comenta Babi.
2. Cronograma e planejamento — O empreendedor deve entender o seu principal objetivo para a Black de 2022 como reduzir estoque, atrair novos consumidores, expandir nicho de atuação, fidelizar clientes. A partir deste questionamento, o lojista conseguirá definir suas metas e construir um cronograma pré, durante e pós-vendas. Vale ressaltar que este calendário deve ser criado de forma que atenda as particularidades de negócios e que esteja alinhado com a realidade da empresa.
3. Definição de descontos — A partir da identificação do objetivo, o lojista conseguirá estabelecer seus descontos e promoções. Ainda de acordo com “Aquecimento Black Friday 2022”, 59% dos empreendedores oferecerão descontos em produtos selecionados e 56% darão cupom de desconto para produtos no site. “Caso queira aumentar seu ticket médio e o giro de estoque, uma ótima estratégia é trabalhar com kits de produtos e combos”, diz a especialista.
4. Presença nas redes sociais – Além das redes tradicionais, como Instagram, Facebook e WhatsApp, o levantamento da Nuvemshop mostrou que o TikTok é a rede social que mais ganhou destaque no último ano, com 28% dos lojistas utilizando o aplicativo para divulgar ações. “O aplicativo mostra exatamente aquilo que o usuário gosta de assistir. Assim, o conteúdo chega de forma assertiva para o público de interesse que irá consumir o produto. É uma plataforma em que os empreendedores conseguem apresentar, em poucos minutos, detalhes dos produtos e da marca de forma dinâmica e divertida”. Além disso, para impulsionar ainda mais o conteúdo, Babi sugere que o lojista utilize aplicativos como o Google Ads, Facebook Ads e banco de dados de WhatsApp.
5. Encantamento do cliente: Mesmo com alto fluxo de vendas, a experiência de compra do cliente deve ser uma prioridade. Os lojistas precisam se preparar para fazer este atendimento, principalmente aqueles que têm negócio online onde a agilidade e rapidez fazem a diferença para atrair e reter o consumidor. “Outra ferramenta poderosa que precisa ser levada em conta é que a experiência unboxing seja um momento marcante para o consumidor. Isso aumenta as chances do seu cliente compartilhar seu produto em suas redes pessoais, gerando mais engajamento para a sua loja. Além de ser uma ótima estratégia de fidelização”, finaliza Babi.
A pesquisa “Aquecimento Black Friday 2022” foi realizada com a base dos mais de 100 mil lojistas da Nuvemshop.
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