A Prefeitura de Franca divulgou nesta terça-feira (21) que contratou a Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca (EMDEF) para realizar a construção de calçada e trilha dentro do Jardim Zoobotânico da cidade. A autarquia foi contratada com dispensa de licitação e vai precisar fornecer tanto a mão de obra, como os equipamentos necessários para realizar o empreendimento. O valor total previsto para ser investigado com recursos públicos é de R$ 97.320,32.
O Jardim Zoobotânico é um parque ecológico que serve para cultivo de diferentes espécies e também auxilia na política de preservação da mata nativa na região de Franca. Ele foi criado na década de 1950 como Horto Florestal. Depois, na década de 1990, houve a transformação em Jardim Zoobotânico.
O local tem banco genético de plantas de espécies do cerrado e matas do planalto. Além disso, tem capacidade para produção de até 1,2 milhão de mudas. O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico tombou o Jardim Zoobotânico em 1998.
Essa unidade em Franca tem um dos maiores meliponários do Brasil e foi implantado com parceria entre o Ministério Público e a Embrapa. A proposta foi de preservar as abelhas nativas. Até 11 espécies de abelhas chegam a ser encontradas, todas elas sem ferrão e nativas da fauna brasileira.
Não há dados concretos sobre o número de visitantes que o local recebe mensalmente ou anualmente. O Jardim Zoobotânico tem 2.000.000 m².
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055