Construção do Sesc em Franca avança e o prédio de 20 mil metros quadrados que está sendo construído no bairro São José, próximo ao Estádio Lanchão, está com previsão mantida para ser entregue em 2022. O investimento que está sendo feito no local alcança R$ 124 milhões.
A edificação da unidade foi pensada para oferecer oportunidades sociais, educacionais, artísticas, físico-esportivas, de bem-estar, de saúde e lazer, tanto por meio de programações, como pela oferta de espaços físicos inclusivos, que priorizam a convivência entre públicos diversos em espaços de encontro, acolhimento e socialização.
O prédio contará com conjunto aquático com piscina semiolímpica coberta, duas piscinas recreativas descobertas (adulto e infantil), deck e solário, teatro com 368 lugares, ginásio poliesportivo e de eventos para 2 mil pessoas, biblioteca, clínica odontológica com 4 consultórios de clínica geral, 1 consultório cirúrgico, Raio X panorâmico e periapical (referente aos dentes).
Também haverá espaços de convivência, expositivo, de tecnologia e artes, de brincar interno e externo. O projeto contempla ainda quadra poliesportiva descoberta, quadra de areia, salas para atividades físicas, comedoria com 165 lugares, central de atendimento, oficinas de uso múltiplo, sala de uso múltiplo e estacionamento com 145 vagas para carros, 14 vagas para moto e 62 vagas para bicicletas.
“Esses espaços irão abrigar ações de teatro, dança, circo, música, cinema, artes visuais, esportes, recreação, educação em saúde, alimentação, entre outras áreas, que por diversas vezes ultrapassam os limites do espaço físico da unidade para ocupar também espaços públicos no município e região”, disse Luiz Galina, diretor regional do Sesc em exercício, após entrevista concedida à revista da ACIF Franca (Associação do Comércio e Indústria de Franca), para a jornalista Ana Luiza Silva.
Para a obra há a participação de 30 escritórios para desenvolvimento das disciplinas complementares, tais como estrutura, instalações elétricas e hidráulicas, dentre outras – será certificado como edifício sustentável segundo os critérios da Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedido pelo USGBC (Green Building Council) dos Estados Unidos e do Selo PROCEL Edifica.
A construção ainda foi planejada com acessibilidade física. A comunicação visual da unidade também vai contar com sinalização aérea, em braille e sinalização tátil, e na programação permanente, o Sesc Franca terá uma biblioteca com recursos de acessibilidade para leitura do acervo, entre outros.
Quando o prédio estiver inaugurado, o Sesc Franca será aberto a toda a comunidade. “O Sesc Franca terá capacidade para atender 2,5 mil pessoas por dia. Serão milhares de pessoas frequentando semanalmente suas instalações e programas”, disse Galina.
Foto: Wilker Maia/ACIF