A região tem, neste final de semana, a primeira edição do Circuito Nova Brasil – Corrida de Rua, com traçado inédito. Com largada no dia 6 de novembro, às 7h30, no Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto, o evento contará com duas modalidades de corrida – 10km e 5km – além de caminhada de 3km e corrida kids.
Os atletas inscritos receberam kit com bolsa e camiseta personalizada e a prova teve um limite de 1,5 mil inscrições. O percurso montado vai privilegiar a competitividade e tem também atenção com a segurança dos atletas para garantir uma prova que oferece diferentes níveis de dificuldade e superação.
Quem está na cronometragem da prova é a Chiptiming, que realiza o serviço na São Silvestre, a prova mais tradicional de corrida de rua do Brasil. Os atletas têm chip com tecnologia passiva, que permite registrar informações tanto da largada quanto do percurso e da chegada. Esses detalhes favorecem quem quer entender o próprio desempenho e avaliar como está fisicamente.
As duas modalidades de corrida vão premiar com troféus os cinco primeiros colocados. Todos os participantes que completarem suas provas vão receber medalhas.
Esse tipo de prova de rua oferecido pelo Circuito Nova Brasil permite que iniciantes e experientes possam participar e se envolver em uma atividade física.
Para quem deseja se preparar da melhor maneira para encarar uma prova de rua, a orientação é ingerir uma quantidade calórica que proporciona melhor desempenho na corrida. Isso também ajuda na recuperação muscular.
A refeição deve ser bem equilibrada, moderada e feita cerca de 12 horas antes da prova. O objetivo é encher os tanques de glicogênio do corpo. Assim, é fundamental comer carboidratos (massa ou arroz), mas também carne ou peixe (proteína) e se hidratar. Recomenda-se beber água antes ou após o jantar. Tomar água durante a refeição pode dar a sensação de estômago cheio.
› Evite alimentos com muita fibra. O nervosismo, junto ao excesso de fibras, podem jogar contra e provocar diarreia.
› Não se hidrate exageradamente. Além de encher o estômago, perturbará o seu sono, pois certamente você levantará algumas vezes à noite para ir ao banheiro.
› Não invente. Você deve comer alimentos aos quais já está habituado.
› Evite molhos, principalmente picantes. Eles podem produzir gases e tornar a digestão mais difícil, dificultando o sono.
No dia D
Não invente no café da manhã também. A sua corrida depende disso.
› Tome o café da manhã bem antes (duas a três horas antes), para que consiga fazer a digestão.
› Invista em carboidratos de baixo índice glicêmico.
› Se está acostumado a tomar café puro e não tiver problema de estômago, invista num cafezinho. A ingestão de cafeína ativa os sentidos e favorece uma maior implicação neuromuscular, a qual beneficiará o rendimento.
› Depois do café e até a hora da prova, procure hidratar-se, bebendo água em pequenos goles.
E depois?
Depois do esforço, você terá:
› Primeiro: logo após o fim da prova, o seu organismo está muito receptivo à absorção de carboidratos (que foi queimado durante a corrida) de fácil assimilação, tais como géis de carboidrato. Isso ajudará a recuperar parte dos níveis de glicogênio muscular e reduzirá ligeiramente a sensação de inflamação dos músculos das pernas.
› Segundo: hidrate-se nas duas horas que precedem a corrida e recupere o equilíbrio eletrolítico por meio de bebidas isotônicas e sais minerais que foram perdidos pelo suor.
*Matéria F3 Notícias, com informações Terra
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.