Comandada pelo presidente Francisco Santos e pela vice-presidente Waleska Santos, a cerimônia contou com a presença do governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, da prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt, do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos, Diogo Leuck, dos empresários Roberto Argenta (Calçados Beira Rio) e Jorge Bischoff (Bischoff Group), do diretor-superintendente do Sebrae SP, Nelson Hervey Costa, e do gerente regional do Sebrae RS, Marco Aurélio Copetti, além de outros convidados.
Franca tem participação na feira e no stand coletivo estão as empresas Balatore Shoes, MZQ, J.Gean, CoroNello, Mironneli, PDK, Nevano e Masson. O estande coletivo fica na fica na esquina da Avenida 1 com a Rua H.
Francisco Santos destacou a expectativa de anúncio, por parte do governo federal, de medidas que estimulem o consumo de calçados no país e anunciou a realização da Couromoda Latin América, de 22 a 24 de janeiro, que terá expositores brasileiros, latino-americanos e globais, além de compradores de todo o planeta, com foco principal em negócios com a América Latina. Tendo São Paulo como palco, principal hub logístico e hoteleiro da região, a mostra representará um mercado de US$ 5,1 trilhões (+ de R$ 25 trilhões), composto por 20 países, que totalizam mais de 569 milhões de habitantes.
“Nos nossos 50 anos, vamos reforçar a parceria com produtores de todo o mundo, que estarão em São Paulo para um evento que vai marcar a retomada dos negócios da cadeia produtiva do calçado brasileiro”, explicou.
A vice-presidente Waleska Santos afirmou que, ao mesmo tempo em que celebra sua história de sucesso, a direção da feira tem os olhos voltados para o futuro, propondo novas estratégias que proporcionem a expansão das atividades da indústria calçadista brasileira, tanto no país quanto em outros mercados.
Para a prefeita de Novo Hamburgo, a Couromoda reúne o melhor da história do calçado brasileiro. “O setor viveu e vive a Couromoda, cuja edição deste ano certamente será um sucesso”, disse Fatima Daudt.
O presidente da ACI-NH/CB/EV/DI destacou a importância das exportações brasileiras de calçados, que, juntamente com os negócios no mercado interno, tornam a indústria brasileira pujante. “É uma honra para nós, da ACI, estarmos presentes neste evento, em que, há mais de 20 anos, em parceria com o Governo do Estado Rio Grande do Sul e prefeituras, realizamos o estande coletivo Estação Moda RS, que viabiliza o acesso de micro e pequenos fabricantes de calçados e acessórios gaúchos ao mercado varejista nacional e a importadores”, explicou.
O empresário Roberto Argenta, que participa, com sua empresa, desde a primeira edição da Couromoda, parabenizou a feira pela trajetória e disse acreditar que, a partir dos negócios realizados nos três dias, o mercado interno continuará forte, assim como as exportações, que respondem por 20% dos negócios da empresa.
Jorge Bischoff lembrou de sua atuação, durante 12 anos, como designer de Calçados Beira Rio – em que teve grande aprendizado profissional – e do apoio recebido da Couromoda para o lançamento de sua própria marca.
Participante da Couromoda pela primeira vez, Gabriel Souza – representando o governador Eduardo Leite, que está em Davos, na Suíça, para participar do Fórum Econômico Mundial – destacou a condição do Rio Grande do Sul de segundo maior produtor de calçados do país e a disposição de contribuir para que o Estado avance ainda mais. “Vamos continuar investindo na qualificação da mão de obra e na otimização da logística para que a economia gaúcha cresça e todos os segmentos possam se beneficiar nos próximos anos”, afirmou.“Todo o nosso empenho será para conectar o setor público com a iniciativa privada para potencializar a economia gaúcha”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Econômico gaúcho, Ernani Polo.
Dirigentes do Sebrae presentes
Parceiro da Couromoda há mais de 20 anos, o Sebrae SP esteve presente à abertura da feira através de seu diretor-superintendente, Nelson Hervey Costa, que destacou os projetos realizados em atendimento às demandas dos polos calçadistas de Franca, Birigui e Jaú. “Trabalhamos juntos com sindicatos empresariais e prefeituras para aumentar a competitividade das empresas locais e facilitar o acesso a mercados”, definiu.
O gerente regional do Sebrae RS para os vales do Sinos, Caí e Paranhana, Marco Aurélio Copetti,afirmou que o mercado vem dando respostas positivas aos projetos desenvolvidos pela instituição e elogiou a Couromoda pela pujança de suas edições. “Sebrae e Couromoda têm, há mais de duas décadas, uma aliança inquebrantável que se evidencia nesta edição através do Estação Moda RS, estande coletivo que reúne 15 micro e pequenas empresas gaúchas”, explicou.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.