Crianças com menos de dois anos passaram a ter fórmula alimentar com Nestógeno I e II. Esse tipo de alimento é o que mais aproxima-se do leite materno. Apesar do aleitamento materno ser exclusivo e recomendado até os seis meses de idade, a medicina especializada reforça que há muitos benefícios nesse tipo de alimentação até os dois anos.
As mais de 60 creches no município passaram a oferecer a fórmula a partir da última semana. “A inserção da fórmula infantil segue o que é preconizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e faz parte de um programa melhorias na área bem mais amplo, que deverá ter outras novidades em breve. É sabido o quanto é importante o aleitamento materno nessa fase de desenvolvimento das crianças e o que a Divisão de Merenda Escolar, unidade vinculada à Secretaria da Educação, está buscando é disponibilizar esses dois ingredientes que terão a função de suprir o que existe de mais próximo em relação ao leite materno”, divulgou a Prefeitura de Franca, por meio de nota.
Há um acompanhamento nutricional na alimentação das creches. A supervisão desse trabalho é da nutricionista da prefeitura Cleunice Ramos Domingos Bernardes.
Para garantir o melhor manuseio nesse tipo de alimento, houve orientações nas creches, conforme divulgou o governo municipal.
“A inclusão desses produtos na rede municipal de creches é algo presente em poucas cidades do País. Com certeza, isso vai representar um ganho considerável, pois é uma alimentação diferenciada que ajuda no fortalecimento da imunidade das crianças e coloca a cidade nos níveis sugeridos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar”, pontuou a diretora da Merenda Escolar do município, Taciane Tamake.
Um novo procedimento que deve ser adotado na merenda escolar é a possibilidade de alimentos sem lactose, voltado para crianças com alergia ou intolerância.