Equipe médica da Santa Casa de Franca atende uma criança de 3 anos que foi picada por escorpião na manhã desta segunda-feira (10). A vítima mora na Avenida Dom Pedro I.
Vizinhos que viram a criança caída a socorreram para a Santa Casa. O hospital confirmou que o quadro de saúde da criança é grave, mas não deu mais detalhes.
Ainda não foi possível confirmar se moradores acionaram a Vigilância Epidemiológica sobre o caso para que haja fiscalização na região onde a criança foi picada. Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura de Franca, o setor responsável vai averiguar a região para identificar se há infestação de escorpiões.
Orientações quando alguém for picado:
A recomendações a seguir constam no blog do médico Dráuzio Varella.
-a plicar compressa morna no local,
– tomar analgésicos comuns para alívio da dor,
– permanecer em repouso e procurar assistência médica levando consigo, sempre que possível, o animal que a atacou,
– se não for possível capturá-lo com segurança, tire fotografias. Isso ajuda a identificar com mais rapidez o antídoto que deve ser administrado, se for o caso.
“Na maior parte das vezes, medidas simples para amenizar a dor de picadas de escorpião são suficientes. Contudo, alguns escorpiões, como o amarelo (espécie Tityus serrulatus), possuem um veneno muito tóxico. Se o quadro não regredir e a pessoa (especialmente se for criança) apresentar sintomas típicos de um caso grave, os profissionais irão tomar medidas adicionais. Lembre-se que é importante procurar ajuda o quanto antes”, orientou.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055