Estatística da Prefeitura de Franca para averiguar lotação de leitos Covid foi atualizada parcialmente nesta quarta-feira (12). Conforme nota do governo municipal, os dados de leitos em enfermaria, que são de pacientes não necessariamente em estado grave, não puderam ser atualizados por “falta de informação” de unidades hospitalares. Há leitos deste tipo na rede particular (Hospital São Joaquim e Hospital São Francisco) e na rede pública (Grupo Santa Casa, Pronto Socorro Álvaro Azzuz e Hospital de Caridade). Não foi especificado qual das unidades não encaminhou as informações a tempo de o boletim ser elaborado.
Especialistas e autoridades de saúde apontam que manter uma base de dados atualizada sobre a situação da pandemia é uma das formas de garantir um planejamento de combate mais efetivo contra o novo coronavírus. Além da Prefeitura, o governo do Estado e o Ministério Público Estadual mantém acesso aos números de leitos. O Estado e o MPE trabalham com base de informações do Departamento Regional de Saúde VIII, que engloba Franca e outros 21 municípios.
Sobre a situação de leitos de UTI, os dados foram computados e há quase superlotação. Existe apenas um leito disponível na rede pública para paciente adulto. A rede particular está com 10 leitos disponíveis ainda.
Os casos positivos continuam crescendo e só nesta quarta-feira (12) foram contabilizadas mais 146 pessoas com a doença. Estão na fila para receber o diagnóstico outras 856. A quantidade de pacientes que testaram positivo, de março até 12 de agosto, chegou a 2.275.
Os óbitos também estão aumentando. Três moradores de Franca aparecem nessa estatística, sendo que uma dessas pessoas é Tereza Souza, Dona Tereza, que vendia churros em jogos do Franca Basquete. Ela era uma paciente que estava internada na Santa Casa de Ituverava e faleceu na terça-feira (11). Houve a transferência dela para outro município porque não havia leito em Franca.
“A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca informa o registro de mais 3 óbitos por Covid-19 nesta quarta-feira, 12 de agosto, elevando o número de 50 para 53 óbitos. Tratam-se de 3 mulheres com comorbidades, com 70, 66 e 64 anos. Relata 146 novos casos positivos de Covid-19, elevando o quadro de 2.129 para 2.275 casos confirmados. Os registros suspeitos caíram de 1.016 para 856. Os casos negativos aumentaram de 2.373 para 2.609. Os pacientes recuperados passaram de 474 para 503. Por falta de informação na data de hoje, a Vigilância Epidemiológica não pode atualizar os números de ocupação de leitos clínicos”, detalhou nota oficial.
A abertura de novos leitos de UTI ainda está em tramitação burocrática. Na segunda-feira (10), o Grupo Santa Casa repassou à Prefeitura a lista de equipamentos que são necessários para ativar 10 leitos de UTI. Nessa lista constam: 12 respiradores (dois para reserva), 12 monitores multiparâmetro (dois para reserva), 1 máquina de hemodiálise, 1 osmose reversa portátil, 40 bombas de infusão, dois cardioversores, um eletrocardiógrafo e 10 bombas de dieta. Esses equipamentos estão previstos para virem do governo do Estado. A contratualização para manutenção do serviço é por parte da Prefeitura, no valor de R$ 1,440 milhão para três meses de atendimento.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.