Foi aprovado pelos vereadores de Franca os Projetos de Decretos Legislativos 13/2023 e1 4 de 2023, ambos de de autoria coletiva para conceder título de cidadão francano para os jogadores David Wayne Jackson Jr e Lucas Dias Silva. Ambos foram destaque nas conquistas de títulos do Sesi Franca Basquete na temporada 2022/2023.
David Wayne Jackson Jr nasceu em Maryland, nos Estados Unidos, no dia 12/08/1982. É filho de David Wayne Jackson e de Renee Warren Flowers e pai de dois filhos, David Wayne Jackson III e Damiyah Jackson. A paixão pelo basquete aflorou logo cedo. A memória mais antiga que David tem é de quando ele tinha em torno de quatro anos. Foi quando seu pai deu a ele uma bola. Brincar com o presente era tudo que ele queria fazer. Arremessava na chuva até a mãe mandar entrar para casa.
David cresceu jogando basquete e, como todos os americanos, teve o sonho de jogar na NBA. Porém, quando se formou na faculdade, não teve a oportunidade de ir para a NBA. Seu amor pelo basquete permitiu a ele começar uma carreira profissional no exterior.
David Jackson fez sua carreira longe dos Estados Unidos, passando por países como Uruguai, Porto Rico e Argentina, onde conquistou prêmios de melhor jogador do campeonato local.
O americano está no Brasil desde 2011, quando foi contratado pelo Flamengo. Após rodar por diversos clubes, como Vasco, Limeira e Minas, ele chegou ao Franca Basquete em 2018. Foi amor à primeira vista.
Aqui, ele faturou quatro títulos de campeão paulista, duas Copa Super 8, uma Liga Sul-Americana, dois NBBs e uma Champions League das Américas.
E, como não há limite na estante de DJ, ele conquistou o troféu inédito de campeão mundial. David Jackson não apenas ajudou o time: foi considerado o melhor jogador da Copa Intercontinental da Federação Internacional de Basquete.
David Jackson pode ser considerado um legítimo francano: Não é raro encontra-lo nos corredores de supermercados ou em cima de um trio elétrico comemorando títulos. Já está falando campeon quase sem sotaque.
Por tudo o que tem feito pelo basquete local e por ter dado contribuição decisiva para colocar o nome de Franca no mapa mundial de Basquete, é justo é merecido que seja homenageado com o título de Cidadão Francano.
Lucas Dias Silva Lucas Dias Silva nasceu em Bauru no dia 06/07/1995. Filho de Martis Silva e Maria Dulcinéia Dias, é casado com Carolina Lourenço Ferreira Dias, com quem tem um filho, Breno Augusto Ferreira Dias. Ainda criança, o menino Lucas demonstrou paixão pelo esporte da bola ao cesto. Lucas começou no basquete aos oito anos, quando seu irmão o levou a um treino na escolinha do Grêmio Recreativo Energético de Bauru.
Depois, foi para a Associação Luso Brasileira de Bauru e, em 2010, foi jogar no Pinheiros, onde começaria como profissional.
Logo aos 16 anos, foi eleito o MVP (melhor jogador) de uma competição internacional. Lucas iniciou sua carreira profissional no Pinheiros e, depois, se transferiu para o Paulistano, onde se consolidou de vez como um dos melhores jogadores do País.
Ainda adolescente, teve a oportunidade de assistir a um jogo no poliesportivo e colocou como meta um dia jogar pelo time da cidade que respira basquete.
Lucas Dias chegou ao Franca Basquete em 2018 e não saiu mais. Capitão da equipe, ele participou de conquistas do Campeonato Paulista, Copa Super 8, Champions League das Américas, além do NBB, onde foi o MVP e melhor pivô na temporada 2022/23 com uma média de 17,3 pontos, 7.4 rebotes e 2,4 assistências por partida. É presença constante nas convocações da Seleção Brasileira.
No dia 24 de setembro, escreveu de vez seu nome na história do basquete francano ao marcar a cesta que deu o tão sonhado título de campeão mundial para o Franca quando faltava apenas 1.9 segundo para o fim da partida. Lucas Dias foi eleito o melhor jogador da decisão. Lucas Dias já adotou a cidade que o recebeu de braços abertos. É comum vê-lo na cidade nas horas de folga passeando ou fazendo compras. Retribui todo o carinho recebido com atenção e gentileza. Está sempre disposto a tirar fotos e dar autógrafos.
A relação de Lucas com Franca se intensificou ainda mais, no ano passado, quando seu filho, Breno, nasceu na cidade. Por tudo o que tem feito pela cidade e por ter contribuído para levar o nome da cidade para o Brasil e para o mundo, nada mais justo do que receber esta honraria e ser homenageado com o Título de Cidadão Francano.