A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que a minoria dos médicos convocados para trabalhar na linha de frente ao covid-19 em Franca de fato apresentaram-se para o trabalho. Houve a convocação de 28 profissionais e oito já se apresentaram. Outros quatro demonstraram interesse, mas ainda não assumiram os postos.
Houve também a contratação de 57 técnicos de enfermagem para atuarem no Sistema Único de Saúde, mas a Prefeitura não divulgou com detalhes quantos assumiram o cargo.
Esses dados foram apresentados durante reunião na Câmara de Vereadores, realizada na sexta-feira (17). Quem esteve na Casa Legislativa para repassar as informações foi o coordenador municipal de Saúde, Luiz Carlos Vergara. No dia 23 de março, o governo municipal anunciou a convocação de profissionais da área da saúde aprovados em concurso público realizado recentemente para reforçar o setor no combate à pandemia da covid-19.
Nessa primeira lista de convocados estavam oito auxiliares de enfermagem, 24 técnicos em enfermagem e 23 médicos. Outros profissionais foram somando-se às convocações.
Em Franca, desde o dia 6 de abril o Pronto Socorro ‘Álvaro Azzuz’ (unidade para adultos) tornou-se a unidade de referência para cuidar de pacientes com suspeitas da Síndrome Respiratória Aguda, como o novo coronavírus. A unidade passou por alterações para servir esse tipo de atendimento. O hospital de campanha da Unimed Franca, que começou a ser montado no final de março, também começou a funcionar no dia 6 e só atenderá suspeitas da doença.
Pelo SUS, quem tiver outra urgência que não seja problemas respiratórios deverá procurar a UPA do Jardim Aeroporto I (Rua Cyro Eduardo Rosa Faleiros, 600 – Prolongamento Jardim Aeroporto I, telefone 16 3721-6807) ou a UPA do Jardim Anita (Avenida Nelson Nogueira, 1725 – Jardim São Gabriel, telefone 16 3720-3977).
Crianças continuam sendo atendidas no antigo Janjão (Rua Aluísio Pachêco Ferreira, 4010, Jardim Maria Gabriela, 4922-5036, 16 3703-1440 ou 16 3703-1141) e na mesma unidade há uma área separada para atender pacientes com problemas respiratórios. “Havendo necessidade os pacientes serão encaminhados para internação hospitalar”, explica a Prefeitura de Franca.
Curta nossa página no Facebook e no Instagram!