Equipes do Procon de Franca fizeram um trabalho de fiscalização sobre preços praticados por supermercados na cidade nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25). Para conseguir averiguar todas as denúncias, houve apoio de agentes do Núcleo Regional de Ribeirão Preto.
O trabalho foi desencadeado após uma série de denúncias que consumidores fizeram ao órgão fiscalizador pela internet durante as últimas semanas. A ação foi denominada “Operação Preços nas Alturas”.
“O intuito das diligências foi de identificar possíveis práticas abusivas, orientar tanto os consumidores como os comerciantes a respeito, com adoção das medidas legais cabíveis”, explicou nota da Prefeitura de Franca.
A fiscalização aconteceu em oito supermercados e os principais produtos avaliados foram os preços dos arroz tipo 1 e do óleo de soja. Os fiscais vão analisar se houve aumento de valores desses produtos da cesta básica de forma injustificada.
O procedimento agora vai ser analisar os dados coletados nesses dois últimos dias e realizar uma comparação para identificar se ocorreu abuso ou não. “Também foi concedido um prazo para que as empresas apresentassem a documentação que acharam necessário, como notas e demais comprovantes de compra. Caso não o façam estarão sujeitos a autuação na forma prevista”, detalhou nota do governo municipal.
A confirmação sobre irregularidades deve ser divulgada na próxima semana, após a avaliação dos dados e comparação com as notas de compra dos estabelecimentos comerciais.
O Procon divulga uma lista com itens para os consumidores terem ciência sobre como verificar possíveis abusos no aumento de preços. Essas orientações estão neste link. No site do Procon também é possível realizar as denúncias.
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.