Ícone do site F3 Notícias

Depois de contrair covid-19, morre Olavo de Carvalho, guru do bolsonarismo

O autodeclarado filósofo e escritor Olavo de Carvalho morreu nessa segunda-feira (24), aos 74 anos, nos Estados Unidos, onde vivia. A informação foi dada pela família nas redes sociais do escritor.

“Com grande pesar, a família do professor Olavo de Carvalho comunica sua morte na noite de 24 de janeiro, na região de Richmond, na Virgínia, onde se encontrava hospitalizado”.

Natural de Campinas, São Paulo, ele deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos. A causa da morte não foi divulgada. Recentemente, em janeiro agora, Olavo foi diagnosticado com covid-19. Antes, entre julho e agosto do ano passado, ele esteve internado em hospital no Brasil com problemas cardíacos. Ele chegou a fazer uma cirurgia na bexiga e um cateterismo de emergência.

No Twitter, o presidente Jair Bolsonaro (PL) lamentou a morte do escritor. “Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do país, o filósofo e professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi gigante na luta pela liberdade e farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”, afirmou.

Olavo de Carvalho ministrou cursos de astrologia na década de 1980 e também fazia mapa astral. Na década de 1990, passou a escrever ensaios sobre política, literatura e filosofia. Em 1996, publicou seu primeiro livro com projeção, O Imbecil Coletivo: Atualidades Inculturais Brasileiras.

Os filhos de Bolsonaro eram fieis seguidores de Olavo de Carvalho. Olavo chegou a indicar ministros para o governo, como Ricardo Vélez Rodrigues (Educação), Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Abraham Weintraub (Educação também).

Em março de 2020, Olavo criticou Bolsonaro e a parceria que existia até então fragilizou-se. O escritor alegou que o presidente não estava mais defendendo-o.

A filha de Olavo de Carvalho, Heloisa, fez publicação sobre a morte do pai. O escritor negou a covid-19 em vários momentos e seu relato gerou polêmica.

*Matéria F3 Notícias, com Agência Brasil

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile