O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) já está instalado em novo endereço, na Rua Coronel Tamarindo, 2851, na Vila Formosa. Houve várias críticas com relação ao endereço do equipamento público para atender a população em situação de rua sofreu.
Moradores do bairro fizeram vários movimentos para tentar impedir a instalação do prédio no novo endereço. Esses grupos alegaram desvalorização imobiliária, temor que moradores de rua concentrem-se na região e possível aumento no tráfico de drogas na região.
A questão foi levada para a Câmara de Franca, com debate na tribuna. A Prefeitura, por outro lado, decidiu promover audiência pública depois que o projeto já estava formatado. Houve o debate, mas que não mudou a determinação prévia do governo municipal.
O Centro Pop chegou a funcionar na Avenida Hélio Palermo, mas ano passado houve descentralização do atendimento.
O novo endereço do equipamento público está onde já funcionou a Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise). Esse atendimento começou em Franca em 2013.
O local funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h. Nesta última semana, o serviço fez distribuição de peças de roupas e sapatos. Os produtos tinham sido doados pela ong Varal Solidário.
Franca tem uma estimativa de 514 pessoas vivendo em situação de rua, conforme dados da Prefeitura de 2020. A cidade tem três unidades para esse público: o Centro Pop, o Abrigo Provisório e o Espaço Digno. Nesses locais, 128 pessoas estão cadastradas e sendo atendidas.
Veja como ficou a unidade:
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055