Guilherme Cortez, deputado estadual e candidato a prefeito de Franca pelo PSOL, foi eleito nessa terça (13) vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que irá investigar denúncias relacionadas à situação econômico-financeira das Santas Casas. A eleição para a composição da CPI ocorreu de forma unânime, com Bruno Zambelli (PL) sendo eleito presidente.
Em declaração após a nomeação, Cortez enfatizou que buscará a transparência no trabalho. “Assumo a responsabilidade de ajudar na condução dos trabalhos da CPI para darmos transparência ao serviço oferecido pelas Santas Casas. Franca tem sofrido recorrentemente com a falta de leitos na Santa Casa, apesar dos voltuosos recursos públicos que o grupo recebe. A população tem o direito de saber como esse recurso está sendo utilizado.”
Cortez também ressaltou que sua campanha eleitoral não interferirá nas atividades de seu mandato como deputado estadual. “A campanha eleitoral não vai interromper as atividades do nosso mandato. Sigo atuando na Assembleia Legislativa com a mesma atenção de sempre”, concluiu.
A CPI, com Cortez na vice-presidência, terá a responsabilidade de investigar as contas e o uso dos recursos públicos pelas Santas Casas. Em Franca, a situação é especialmente crítica, com o serviço prestado pela Santa Casa sendo alvo de diversas críticas, especialmente pela falta de leitos de internação, uma das maiores dificuldades enfrentadas pela população local.