A Guarda Civil Municipal de Franca está com ações de patrulhamento e autuações e neste final de semana houve a prisão de três pessoas. O caso mais recente foi nesta segunda-feira, 17, em um terreno na rua Luiz Gama,, ao lado de uma escola, na avenida Hélio Palermo. Um casal estava descartando diversos materiais quando foi surpreendido pelos guardas.
O outro flagrante foi na estrada de acesso ao Clube dos Bagres. O homem foi autuado por descartar várias sacolas com restos da indústria têxtil, bem ao lado da via. O homem deverá pagar uma multa de R$ 598,50, segundo o estabelecido pela Lei Complementar Municipal nº 9 (Código do Meio Ambiente do Município de Franca).
De janeiro até este final de semana, a Guarda Civil flagrou 88 pessoas fazendo descarte irregular de lixo em locais chamados “pontos viciados”. “São áreas que as pessoas já se acostumaram a fazer o descarte, como beiras de rodovias e alguns terrenos dentro do perímetro urbano. É inadmissível isso porque a Prefeitura disponibiliza a coleta de lixo orgânico, coleta seletiva, Arrastão da Limpeza uma vez por mês, além dos Ecopontos, o Aterro e a recolha agendada de inservíveis. Não há porque a pessoa praticar um crime desse”, disse Fernandes.
De acordo com o inspetor, a pessoa que for flagrada realizando descarte em áreas públicas e outras infrações, como queimadas em terrenos, bem como incinerando lixo ou detritos nos lotes urbanos, poderá receber uma multa no valor de R$ 11.967,00.
EcoFranca
A Guarda Civil orienta a população a denunciar descartes irregulares pelo 153, telefone (16) 3724-1033 ou pelo EcoFranca, aplicativo da Prefeitura disponível para celulares com sistemas iOS e Android. Ele possibilita que o cidadão faça reclamações sobre descarte irregular de resíduos, desmatamento, loteamento irregular, uso indevido de área pública, maus-tratos e abandono de animais.