Ícone do site F3 Notícias

Diocese de Franca sugere suspender gesto de dar a mão durante oração para precaver contágio de doenças

Foto: Divulgação/Jovens Conectados

A precaução com relação a propagação do vírus H1N1 e do coronavírus gerou uma orientação da Diocese de Franca para todas as eucaristias para que seja evitado o gesto de dar a mão durante oração e evitar a saudação da paz. A comunhão também recebeu atenção e a recomendação é para que a hóstia seja entregue para os fiéis em mãos e não na boca, como há costume.

Um comunicado oficial assinado pelo bispo diocesano Dom Paulo Roberto Beloto e pelo chanceler do bispado Padre Wallace N. de Aguiar Honório foi enviado em 31 de janeiro deste ano e as orientações passaram a valer a partir de 3 de fevereiro. Período bem anterior ao comunicado oficial de uma suspeita de uma paciente com coronavírus em Franca, feito no dia 26 de fevereiro.

“Tendo em vista a difusão do vírus H1N1 e, agora, a possibilidade do Coronavírus, mesmo sem haver motivo para pânico, nem temores excessivos, no desejo de colaborar com as autoridades sanitárias na prevenção da doença e visando o bem e a saúde do povo, faço as recomendações para que sejam levadas em consideração em toda a Diocese de Franca, enquanto perdurar o perigo”, explica o comunicado assinado pelo bispo diocesano e pelo chanceler do bispado.

Além das medidas para se evitar o contato, que causa a transmissão, a Diocese reforçou que padres deveriam tratar sobre as medidas preventivas para se evitar o contágio, além de falar sobre os cuidados essenciais da saúde. A medida deveria ser aplicada em encontros e reuniões pastorais.

Orientações com relação a prevenção de vírus

 

Como prevenir?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

• Evitar contato próximo com pessoas doentes.

• Ficar em casa quando estiver doente.

• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel descartável e jogar no lixo e higienizar as mãos depois.

• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Artes: Hospital Albert Einstein

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile