O Departamento Regional de Saúde VIII (DRS VIII), a qual Franca pertence e é sede, entrou na fase vermelha do Plano São Paulo. O anúncio foi feito no começo da tarde desta sexta-feira (22) e vale pelo menos até 8 de fevereiro. Essa nova regulamentação, que passa a valer a partir de segunda-feira (25), vai exigir que shoppings, bares, restaurantes e lojas fiquem fechados.
O argumento para sustentar essa decisão em rebaixar a região, que é composta por 22 municípios, é que houve um aumento de casos positivos de covid-19 na região e a falta de leitos de UTI SUS. Nos dados estaduais, a taxa de ocupação de leitos UTI Covid está em 85,9, que é um índice acima dos 70. Por isso entrou na fase vermelha. Houve também piora nos dados de novos casos/100 mil hab e novas internações por 100 mil habitantes.
Nos dados oficiais da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca desta quinta-feira (21), a quantidade de leitos disponíveis somente para Franca na UTI SUS é de 30 e ontem havia 28 pessoas internadas.
Além disso, o Info Tracker, sistema da Unesp, aponta que Franca tem a taxa mais alta de transmissão do novo coronavírus em todo o Estado de São Paulo. Conforme a estatística, a transmissão na região de Franca é de 2,53, enquanto Barretos apresenta 2,27, em segundo lugar. A Grande São Paulo região Norte tem 2,03 e aparece em terceiro lugar.
De acordo com o mesmo levantamento, só na região de Franca o tempo médio para que um caso positivo seja resolvido demora em torno de 19 dias. A Grande São Paulo Norte é a que demora mais tempo para resolução, que são 22 dias.
A taxa de isolamento somente no município praticamente não existe, porque está na faixa dos 33%. Esse índice é semelhante ao que ocorria antes da pandemia.
A Prefeitura de Franca deve seguir as determinações do Plano São Paulo e realizar fiscalização sobre os locais que não cumprirem a determinação de fechamento. O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) informou que dará detalhes de como o governo municipal irá prosseguir com a nova regulamentação do Plano São Paulo às 15h desta sexta-feira (22).
Dados do Plano São Paulo:
Taxa de transmissão no Estado:
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.