Franca recebeu 5.120 doses da vacina Coronavac nesta segunda-feira (1º de março) e antes das 13h desta terça-feira (2) houve relato de pessoas que as doses tinham acabado. A reclamação de algumas pessoas que levaram familiares para vacinar é que faltou a Prefeitura de Franca orientar melhor sobre os procedimentos para vacinação, bem como organizar a vacinação de forma a não deixar pessoas esperando mesmo observando que as doses não seriam suficientes a partir das senhas que tinham sido distribuídas.
Um leitor do F3 Notícias, que pediu anonimato, relatou que levou um familiar para ser vacinado no drive thru do Franca Shopping e aguardou das 9h30 às 12h40. Só então recebeu o comunicado que as doses tinham acabado e não poderia vacinar o pai. “Entendo que houve desorganização da Secretaria de Saúde. Houve falha nesse processo. Poderiam ter avisado para evitar que a gente aguardasse tanto tempo”, relatou.
Oficialmente a Prefeitura ainda não se manifestou sobre a situação e ainda haverá resposta sobre o questionamento com relação à organização na aplicação das vacinas e o método de distribuição de senhas.
A vacinação foi retomada com idosos a partir dos 77 anos completos ou mais velhos. O atendimento foi retomado nas Unidades Básicas de Saúde e nos postos Drive Thru. A antecipou a vacinação no sábado e atendeu mais de 3,1 mil pessoas, o que fez terminar o estoque enviado pelo governo estadual. Com a chegada das doses na segunda à tarde, a vacina voltou a ser aplicada.
“A Secretaria de Saúde reservou cerca de 200 doses de vacinas que restaram do lote que foi recebido na última sexta-feira para o atendimento dos pacientes acamados, que deverão ser cadastrados, por um familiar, na UBS mais próxima de sua casa para receberam o atendimento domiciliar”, orientou a pasta, por meio de nota.
Conforme o cronograma divulgado pela Secretaria de Saúde, a vacina contra covid-19 em pessoas com 77 anos ou mais iam acontecer nas Unidades Básicas de Saúde do Brasilândia, Leporace, Estação, Ângela Rosa, Parque do Horto, Luíza, Aeroporto I e Jardim Paulista, das 9h às 13h, e em mais dois postos de Drive Thru, no Poliesportivo e Franca Shopping, das 9h às 18h.
Para se vacinar, é necessário que as pessoas se apresentem munidas de um documento pessoal com foto e o CPF para comprovação de idade e cadastro.
Segunda dose para idosos de 90 anos ou mais
Para os idosos de 90 anos ou mais, que aguardam a aplicação da segunda dose, a Secretaria de Saúde anunciou que o atendimento terá início nesta quarta-feira (3) até a próxima sexta-feira (5), em 4 Unidades Básicas de Saúde, sendo Leporace, Brasilândia, Estação e Ângela Rosa, das 9h às 13h, além do posto Drive Thru do Franca Shopping, com atendimento das 9h às 18h.
“As pessoas que irão receber a segunda dose deverão apresentar um documento pessoal com foto, CPF e o cartão de vacinação, contendo o registro da primeira dose”, informou a Prefeitura.
Segunda dose para profissionais de saúde
A partir desta quarta-feira (3) até a próxima sexta-feira (5), também serão atendidos os profissionais de saúde da linha de frente à Covid-19 para a aplicação da segunda dose nas UBS do Parque do Horto, Luíza, Aeroporto I e Paulista, das 9h às 13h, e no posto Drive Thru no Poliesportivo, das 9h às 18h. É obrigatório que a pessoa apresente o cartão de vacinação, contendo o registro da primeira dose, um documento pessoal com foto e o CPF.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.