Os quase 5 mil servidores municipais de Franca têm até este dia 3/4 para votar na nova diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais da cidade. São duas chapas que estão concorrendo ao pleito. A Chapa 1 tem como integrantes a atual diretoria, com o nome da servidora Mayara Meletti como presidente, enquanto a Chapa 2 informou que oferece renovação e tem como presidente Samuel Gomide. A votação acontece de forma exclusiva na sede do sindicato. A entidade é uma das maiores na cidade.
Esse eleição tem sido alvo de diferentes dispustas. Em 2021, a atual diretoria foi apontada por segurar uma lista de servidores para que a concorrência não conseguisse fazer campanha. O pleito chegou a ser disputado na Justiça do Trabalho.
Neste ano, também há uma acirramento para definir a nova diretoria. O anúncio da eleição acabou demorando para ser divulgado.
Além disso, neste ano, em meio ao pleito, os servidores municipais têm pela frente também uma disputa acirrada por melhorias salariais e de condições de trabalho. Houve tentativa para a Câmara de Franca apoiar as negociações, mas não ocorreu e os vereadores acabaram votando o projeto de reajuste que a Prefeitura de Franca propôs, após não haver diálogo.
Já houve definição em assembleia que no dia 7 de abril, haverá greve geral dos servidores.
Leia também:
Depois de disputa, eleição para sindicato dos servidores municipais será dia 11