A Câmara Municipal de Franca divulgou comunicado para convocar a população e interessados para participação da audiência pública para debate sobre Políticas Públicas para usuários de drogas, moradores em situação de rua, o impacto na Segurança Pública e propostas para reinserção na sociedade e mercado de trabalho. Levantamento da Secretaria de Ação Social de 2022 apontou que havia 518 pessoas em situação de rua em Franca.
O encontro é uma iniciativa do vereador Fransérgio Garcia (PL). Ele está fazendo convite para autoridades, lideranças comunitárias e políticas, representantes do comércio, da indústria, bem como integrantes das forças de segurança, da saúde e da assistência social para participarem desse debate. A audiência pública será realizada na quarta-feira, 26 de fevereiro, no Plenário da Câmara Municipal de Franca, a partir das 18h30.
Depois dos debates realizados, haverá a elaboração de documento que servirá de encaminhamentos para a Prefeitura de Franca.
Em 2023, também houve audiência pública para debater o tema. Naquela época, Marcelo Tidy (União) e Lurdinha Granzotte (União) oficializaram convites aos representantes de diversos órgãos, entre eles, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Defensoria Pública, Secretaria de Ação Social, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), comerciantes, entidades de classe e profissionais de vários segmentos.
Apesar do debate, pouca coisa alterou e a situação segue em crise em Franca, principalmente na região do Centro Pop e na parte central da cidade.
Um ano antes, em 2022, a Prefeitura de Franca anunciou medidas para atuar no atendimento a moradores de rua, realizar mapeamento da situação criminal dessas pessoas. Esse trabalho também não gerou grande alteração na realidade da cidade.
Leia também: