A Vigilância Epidemiológica passou a monitorar os casos de novo coronavírus em Franca em 16 de março. Desde então, já se passaram pouco mais de dois meses de monitoramento da doença. Nesse período de trabalho, a cidade chegou a ficar 24 dias, em datas alternadas, sem apresentar casos positivos da doença. Nesta quinta-feira, Franca voltou a não somar casos positivos. Enquanto isso, as pessoas recuperadas chegaram a 36, dois a mais que ontem (20).
A taxa de ocupação de leitos de isolamento também está abaixo dos 30% desde 15 de maio. O maior pico de ocupação aconteceu em 4 de maio, com 36%.
“A Prefeitura de Franca informa, por meio da Vigilância Epidemiológica, um quadro estável nesta quinta-feira, 21 de maio, sem registros de novos casos de Covid-19, permanecendo os 87. A situação de suspeitos subiu para 16, enquanto os negativos subiram para 224. O quadro de óbitos segue estável, com 3, e os pacientes recuperados chegaram a 36, dois a mais em relação ao boletim anterior”, detalhou nota oficial divulgada no começo da noite deste dia 21.
A situação individual de regiões está sendo monitorada pelo governo do Estado, pois há a discussão de relaxamento da quarentena de forma diferente para São Paulo. Um comitê, integrado por representantes dos municípios-sede de regiões administrativas e o governo do Estado, está tratando sobre a forma que ocorre o avanço da Covid-19.
Os decretos municipal e estadual sobre o funcionamento de lojas e outros serviços vencerá em 31 de maio e na próxima semana será definida a nova situação da quarentena para o mês de junho. Chegou a circular na internet a informação que poderia haver lockdown no Estado na primeira quinzena de junho, mas essa notícia foi desmentida pelo governo estadual.
A situação do novo coronavírus de forma geral em São Paulo demonstra números preocupantes, em discrepância com a realidade divulgada oficialmente em Franca. O total de óbitos no Estado chegou a 5.558 nesta quinta-feira. São 73.739 casos confirmados. A taxa estadual de ocupação de leitos é de 73% e 89,6% na Capital.
*Se você enfrenta problemas para receber algum auxílio, quer enviar uma foto para publicação, tem sugestão de matéria, quer fazer uma homenagem a alguém, está procurando trabalho, manda para gente pelo Whatsapp no (16) 9 9231-0055.