Atualmente, segundo a Secretaria de Saúde de Franca, mais de 100 mil pessoas tomaram apenas duas doses da vacina, por isso estão com doses atrasadas da vacina contra covid-19. Até o momento, foram aplicadas o total de 864.136 doses, sendo 323.088 para a primeira, 291.707 da segunda aplicação, 178.923 do terceiro reforço e 70.418 para a quarta dose.
Com o objetivo de reduzir a quantidade de francanos que estão em atraso com o ciclo vacinal da Covid-19, a Secretaria de Saúde está levando os imunizantes para aplicação na área central e em bairros. Após realizar atendimentos no Terminal Central de Ônibus ‘Ayrton Senna da Silva’, na última semana e início desta, onde foram imunizadas 1.275 pessoas, as equipes da Secretaria de Saúde iniciaram visita a 47 escolas municipais, espalhadas pelas cinco regiões da cidade. Alunos, professores e funcionários estão recebendo a vacina.
Segundo a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, este trabalho nas escolas deve permanecer até esta quinta-feira. Já na sexta-feira, 16, as equipes retornarão com o atendimento no Terminal Central de Ônibus ‘Ayrton Senna da Silva’, no horário das 12 às 19h, e para a próxima semana, de segunda a quarta-feira (19 a 21 de dezembro), a programação contempla o atendimento na praça central Nossa Senhora da Conceição, na Concha Acústica, durante a realização do Festival de Natal, promovido pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) e a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), com apresentações gratuitas de música, literatura e teatro, no horário das 17 às 21h.
“Apenas as vacinas contra a Covid-19 serão aplicadas pelas equipes nos locais itinerantes, sendo a 1ª dose de 6 meses a 2 anos – Pfizer Baby para crianças com comorbidades ou PCD (Pessoas com Deficiência); 1ª e 2ª doses para a idade de 5 a 11 anos – Pfizer Pediátrica e 3 a 11 anos – Coronavac Pediátrica para população geral, comorbidades, PCD e imunossuprimidos, além da 1ª, 2ª, 3ª doses – Pfizer e Coronavac para população geral, acima de 12 anos e gestantes, 4ª dose para +30 e profissionais de saúde e 5° dose para +18 imunossuprimidos. As de rotina e também as de Covid continuarão sendo disponibilizadas nas UBS e núcleos do ESF (Estratégia de Saúde da Família)”, detalhou a secretária.
“Quem não teve a chance de comparecer as unidades e estiver passando pelo centro da cidade, traga a carteira de vacinação e um documento com foto para a conferência”, ressaltou.
Com o aumento da quantidade de casos positivos para a doença em todo o país e na cidade, além da proximidade das festas de final de ano, é essencial que as pessoas estejam protegidas contra a doença. “A vacina já provou que é eficaz, tendo em vista, que a grande maioria dos pacientes, que testaram positivo para a Covid, apresentam sintomas leves, sem a necessidade de internação”, enfatizou.
A programação diária da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 e rotinas poderá ser conferida pelo site da Prefeitura.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055