Os moradores de cinco lares de idosos de Franca serão submetidos a testes de RT-PCR para identificação do novo coronavírus. As visitas aos locais começaram nesta terça-feira (18) e estão programadas para acontecer até a quinta-feira (20).
Essa já é a segunda testagem feita em massa para pessoas que vivem em lares de idosos em Franca. Em junho, quando ainda a pandemia da doença não tinha a mesma repercussão que hoje, houve testagem por parte da Prefeitura de Franca. Os moradores e profissionais que trabalham nos lares realizaram testes rápidos. Testes RT-PCR, que são considerados mais confiáveis e funcionam como contraprova, não chegaram a ser realizados em todos os idosos na época.
Em junho, quando houve a testagem, os casos positivos representaram a minoria dos testes e não havia nenhuma pessoa em estado de saúde mais delicado.
Com o crescimento de casos no município, esse cenário passou a mudar um pouco e a preocupação com o grupo de risco envolvendo pessoas acima dos 60 anos intensificou-se. Conforme boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (18), aposentados representam o segundo maior grupo de infectados pelo novo coronavírus em Franca (15,2%). A grande maioria dos casos está entre profissionais de saúde, 34,7%.
Por faixa etária, há 277 pessoas diagnosticadas com idades entre 60 e 69 anos, outras 131 na faixa dos 70 a 79 anos e ainda 66, que tem idade entre 80 e 89 anos. Todo esse grupo corresponde a 16% de quem pegou Covid-19 em Franca entre março e esta terça-feira (18). A maioria dos infectados está na faixa etária dos 30 a 39 anos, 724 pessoas (24%). Os casos positivos chegaram a 2.958 pessoas atingidas.
A testagem nos lares de idosos vai ser feita dentro de um projeto denominado Corona Zero, Lutando contra o vírus. O Rotary Club Franca Três Colinas está a frente da proposta e envolveu as empresas Clínica de Atendimento Popular Eptec Med e a Rede de Postos DMT.
“A enfermeira Rosec da Clínica de atendimento EPTEC MED, juntamente com o presidente do Rotary Club Franca Três Colinas, Daniel Bassi, iniciaram as visitas devidamente paramentados e tomando as devidas precauções. Eles irão colher os testes em instituições de idosos de Franca e da nossa região”, detalhou nota oficial para abordar o projeto.
A testagem é o recurso mais eficaz, conforme especialistas, para combater a pandemia da covid-19. Pelo SUS, esses testes podem demorar até 20 dias para ficar prontos. Por meio dessa parceria, a proposta e que os resultados sejam mais rápidos. “O objetivo, em primeiro lugar, é pensando na saúde dos idosos, pois realizando os testes, conseguimos isolar quem de fato está contaminado, evitando a propagação do vírus. Serão 5 asilos no total e os exames realizados são o RT-PCR”, completou o comunicado oficial.
Veja dados oficiais até este dia 18:
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.