O secretário de saúde de Franca, Lucas Souza, foi falar com vereadores da cidade sobre um possível fura-fila na vacinação contra a covid-19. A reunião foi na Câmara com os integrantes da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus, nesta quarta-feira (28).
No debate, Lucas não foi taxativo sobre a existência do problema na cidade e também não detalhou se a listagem com o nome dos vacinados pode conter equívocos. “Não seremos omissos. Se precisar, vamos punir”, afirmou.
Ele repassou aos parlamentares que a sindicância para apurar a possibilidade de vacinação de forma irregular em quase 1 mil pessoas vai ser feita de forma rápida. O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) divulgou que nesta quinta-feira (29) haverá divulgação de uma análise preliminar.
Um vereador da Frente vai acompanhar os trabalhos da sindicância e o nome não foi confirmado, mas é provável a indicação de Gilson Pelizaro (PT). Ele foi o autor da lei que obrigou o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) a publicar a lista de vacinados. A Prefeitura demorou em torno de 30 dias para aplicar a medida de transparência após a lei ter sido aprovada no Legislativo.
O governo municipal tem se afundado no tema da vacinação contra a covid-19. Primeiro com a falta de organização nas filas e distribuição de postos para imunização. Depois, a cidade teve dois casos de aplicadoras que não deram a dose, mas corrigiram o problema de forma rápida. Detalhe, os dois casos estavam sendo filmados por acompanhantes dos idosos. Agora, a possibilidade de fura-fila na aplicação.
“Os estagiários precisam participar para aprenderem a aplicação na prática. Não houve má fé nesses dois casos (de não aplicação da vacina). Nós nos reunimos com as instituições de ensino e os orientamos a redobrar a atenção (com a imunização), informou o secretário aos vereadores.
Todos os vereadores participantes da comissão estavam presentes: o presidente Donizete da Farmácia (MDB); o vice-presidente, Carlinho Petrópolis Farmácia (PL); o relator, Daniel Bassi (PSDB), e os membros Marcelo Tidy (DEM), Gilson Pelizaro (PT), Lurdinha Granzotte (PSL) e Zezinho Cabeleireiro (PP).
Donizete da Farmácia, que é do mesmo partido do prefeito, avaliou como positivo o encontro. “Queria agradecer a presença do Lucas, que é muito prestativo e dedicado. Discutimos os ‘fura-filas’, as sobras das vacinas e outros temas relacionados à covid-19. Foi uma reunião muito produtiva que vai trazer resultados lá na frente.”
A Prefeitura ainda divulgou na reunião, por meio do secretário, que convocou 45 profissionais da saúde aprovados em concursos para cargos efetivos e substitutos. Há expectativa que essa soma de profissionais possa melhorar o atendimento no sistema de saúde.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055