O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) organizou na manhã deste sábado (28), em sua sede na capital paulista, cerimônia pública de sorteio de urnas eletrônicas para auditoria. Entre as 16 cidades que terão auditoria, somente Franca ficou de fora após a realização do evento.
O presidente do TRE destacou a segurança das urnas eletrônicas, afirmando que as auditorias dão ainda mais transparência ao processo eleitoral. “Utilizamos as urnas há 24 anos. Nunca houve qualquer tipo de fraude ou anulação da votação”, afirmou.
O procurador regional eleitoral também realizou defesa veemente dos equipamentos. “Cada nação tem a liberdade de escolher como será o seu processo eleitoral, e o nosso é que o há de mais avançado no mundo. Investimos em tecnologia e recebemos segurança. A urna somente colhe o que o eleitor planta”, destacou.
O trabalho de auditoria é realizado de duas formas. Para a auditoria de urnas eletrônicas sob condições normais de uso (votação paralela), foram sorteados cinco equipamentos: uma de um cartório da capital (Lapa), dois da Grande São Paulo (Guarulhos e Taboão da Serra) e dois do interior do Estado (Campinas e São Vicente).
Essas urnas, que já se encontravam nos respectivos locais de votação, lacrados e instalados, serão transportados ao Tribunal de automóvel ainda neste sábado, sendo substituídos por outros de contingência para a votação de domingo.
A segunda auditoria é a de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas. Para esse procedimento, foram sorteadas dez urnas, que terão seus programas testados neste domingo na própria seção eleitoral, antes da abertura do horário de votação, das 6h às 7h. Os equipamentos são os de Bauru, Diadema, Limeira, Mauá, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Praia Grande, Ribeirão Preto, Sorocaba e Taubaté.
O sorteio de 15 urnas teve o critério para não repetir cidades. Para ambos os procedimentos, foram sorteados também a seção eleitoral, correspondendo, portanto, a uma urna eletrônica específica a ser testada.
O evento, realizado no Plenário da Corte, teve a mesa formada pelo presidente do Tribunal, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Paulo Galizia, o presidente da Comissão de Auditoria, desembargador José Antonio Encinas Manfré, o procurador regional eleitoral, Sérgio Medeiros, e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), Hélio da Silveira.
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.