O ala-armador Leandrinho, que passou pelo Sesi Franca Basquete na temporada 2017-2018, concedeu entrevista recente a um canal especializado em basquete e prestou homenagem ao técnico Hélio Rubens. Quando o agora ex-atleta jogou em Franca, Hélio estava aposentado e o técnico do time era Helinho, que permanece na função.
“O Hélio Rubens eu sempre agradeço, peço obrigado a ele. Pelo fato dele ver que eu tinha potencial e ele é um cara muito respeitado no basquete brasileiro. Ele que me deu oportunidade de aparecer para o mundo. De tantas partidas que eu tive com ele. Quando me chamou para ser convocado, eu cheguei para meu irmão Arthur e perguntei: ‘E agora, o que eu faço?”. Deu aquele frio na barriga. O próprio filho dele, o Helinho, me ajudou demais”, declarou o agora dirigente na NBA ao site Bola ao Cesto. A mensagem foi postada por Hélio Rubens, 80 anos, em rede social.
Leandrinho foi chamada para a seleção brasileira em 2002, depois de ter conquistado o Campeonato Brasileiro de Basquete com o Bauru. Na época, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) organizava a competição principal do país. Leandrinho foi chamado para disputar o Campeonato Mundial da Fiba. Em 2003, ele assinou com o Phoenix Suns.
Nessa época que Leandrinho apareceu na seleção, Hélio Rubens também tinha na seleção Anderson Varejão, Nenê Hilário, Alex Garcia e Guilherme Giovanonni. Além de Demétrius Ferracciú, Marcelinho Machado, Márcio Dornelles, Estevam, Rafael Baby, Rogério Klafke e Helinho. No mundial de 2002, em Indianópolis (EUA), foram as estreias de Leandrinho e Tiago Splitter.
Depois da era Hélio Rubens em Franca e agora com a geração de Helinho como treinador, a contratação de Leandro Barbosa foi tratada como o grande trunfo do patrocínio do Sesi com o Franca Basquete. Na época, ele vinha com o peso de ter sido campeão da NBA pelo Golden State Warriors na temporada 2014-2015 e tinha o reconhecimento de ser apontado como um dos melhores sexto jogador da competição norte-americana, em 2007.
Depois das temporadas na NBA, ele ficou sem mercado por lá e garantiu seu retorno às quadras com o Franca Basquete.
Leandrinho já atuou no Brasil pelo Bauru, Flamengo e Pinheiros. Também defendeu o Phoenix Suns, Toronto Raptors, Indiana Pacers e Boston Celtics.
Ano passado, ele anunciou sua aposentadoria no basquete e assumiu convite feito por Steve Kerr para trabalhar em área de desenvolvimento de atletas no Golden State Warriors.
Veja o vídeo:
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.