Ícone do site F3 Notícias

Empresa de Franca faz ação para comunidades e realiza combate a dengue em cinco bairros

Os casos de dengue espalhando-se em Franca e a demanda por ações de combate ficarem cada vez mais intensificadas, uma empresa de Franca decidiu agir e realizou fumacê de forma voluntária para tentar ajudar moradores das regiões do Santa Lúcia, Jardim Flória, Chácara Santo Antônio, Elimar e Elimar 2. O serviço gratuito foi feito pela Bioforte, que fica no bairro São José, no começo deste mês. O sistema que a empresa tem permite fumacê sendo realizado de forma mais rápida e um bairro como o Leporace, por exemplo, pode ser detetizado em cerca de quatro horas de trabalho. A cidade tem mais de 420 casos positivos de dengue.

O primeiro fumacê foi feito no Santa Lúcia, antes do início dos trabalhos da Prefeitura de Franca. Por conta da iniciativa de agir para prevenir casos, moradores de bairros vizinhos começaram a procurar a empresa Bioforte para dar apoio. Com isso, houve ações feitas nos demais bairros.

“Vi a necessidade por relatos de amigos, pessoas que moram aqui (no Santa Lúcia), que estavam com medo da dengue. Tem um amigo que tinha funcionários infectados na fábrica com dengue e eu vi a necessidade que os condomínios todos da região começaram a me pedir. Decidi começar por onde eu estou inserido, que é o meu bairro. Eu ofereci aqui, entrei no grupo que eu sou o primeiro morador do bairro, falei da minha intenção da doação dos serviços e se eles aceitariam. Muitas pessoas começaram a falar, agradecer, e aí apareceu gente do Elimar também”, contou Clayton Mendes.

Como as medidas públicas ainda estavam sendo programadas, Clayton também começou a receber pedidos de pessoas de outros bairros que souberam da iniciativa dele. “Uma moça me falou que na rua dela tinha cinco pessoas com dengue. Então, eu fiz uma parte do Elimar, do Elimar 2. Foi uma ação que me encheu de alegria no meu coração. Foi muito bom ver a gratidão das pessoas.”

Ano passado, a empresa chegou a oferecer apoio para a Prefeitura de Franca para realizar esse mesmo tipo de ação de forma gratuita, mas a parceria acabou não sendo consolidada.

Como neste ano os casos de dengue passaram a preocupar muito mais a população, a equipe da Bioforte acabou realizando o fumacê de forma independente e a partir de demandas que começaram a surgir. “Acho que Deus contribui comigo a minha vida toda, e um jeito de eu retribuir é fazendo essas ações. E que no momento que a gente faz aquilo, a equipe viu as pessoas saindo das casas, batendo palmas, isso tudo ajuda muito a gente a querer sempre fazer mais.”

Esse trabalho foi realizado seguindo critérios de segurança. A Bioforte Saneamento Ambiental é prestadora de serviços de controle de vetores, pragas urbanas e higienização de reservatórios d’água. Além de Franca, tem unidade em Ribeirão Preto e em Araxá (MG). Além dos controladores de praga, a empresa tem biólogo como responsável técnico.

A Secretaria Municipal de Saúde de Franca começou o trabalho de “fumacê” para ajudar no controle e combate ao mosquito transmissor da dengue cerca de uma semana depois das ações da empresa. O governo municipal realizou o serviço no Jardim Ângela Rosa e em parte do Jardim Noêmia, por apresentarem mais casos da doença. Também será realizada, no dia 24, a partir das 8 horas, outra edição do “Arrastão da Dengue” em parte dos jardins Paulistano e Brasilândia para recolher das casas qualquer objeto que possa se tornar um criadouro do mosquito.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile