O início de um novo ano é um bom momento para se planejar e construir estratégias que podem fazer a diferença no sucesso do seu negócio. A prospecção de novos clientes, por exemplo, deve fazer parte da rotina da empresa e se bem planejada, é capaz de gerar resultados positivos ao longo do ano.
Os donos de pequenos negócios devem ficar atentos às oportunidades de vendas que aparecem no começo do ano e aproveitá-las para fidelizar novos clientes. Para isso, o empreendedor deve se manter atualizado sobre o mercado em que atua e não deixar de acompanhar as tendências. Também é importante conhecer bem o perfil do seu consumidor para atrair o público certo para o negócio.
Considerando as oportunidades de atrair novos consumidores neste início de ano, conheça cinco dicas que podem te ajudar a encontrar mais pessoas interessadas em adquirir seus produtos e serviços. Conheça também outras dicas de negócios no canal do Sebrae no Youtube.
Aproveite o clima de renovação
O começo do ano traz um espírito de renovação, onde muitas pessoas estabelecem metas e propõem mudanças de hábitos e comportamentos. Mostre os benefícios dos seus produtos ou serviços que são voltados para a melhorar a vida das pessoas, principalmente em segmentos como educação, academia, estética, beleza e alimentação. Na hora de se comunicar com seu potencial cliente estabeleça uma ligação entre propósito do seu produto ou serviço e os desejos dele.
Mantenha a saúde do seu caixa
Essa parte do ano costuma ser de muitas obrigações financeiras para os consumidores com o pagamento de IPVA, IPTU, escola dos filhos etc. É preciso se preparar para negociar preços e dar descontos que ajudem a girar o seu estoque mais rápido. Além disso, sempre que possível, faça compras com prazo maior para ter mais tempo para a venda e priorize o giro de caixa. Tenha em mente que o importante é manter a saúde do seu caixa.
Monte um calendário atual e fique atento às datas comemorativas
O planejamento é fundamental para qualquer negócio. Se você ainda não montou um calendário de ações para o ano, faça pelo menos uma previsão para os próximos seis meses. A ideia é prever as principais ações, em especial as datas comemorativas relevantes para o seu negócio.
Para o Carnaval, por exemplo, você já pode pensar em qual produto dará destaque, como será feita a divulgação da campanha e definir uma verba para marketing. Lembre-se de que seu negócio pode atrair clientes que também estão dispostos a ficar longe da folia. No segmento do comércio, geralmente há uma leve queda no movimento próximo a grandes feriados. Nesse contexto em particular, as ações devem ser voltadas para aqueles que não vão viajar para os destinos turísticos mais procurados. Outra ideia é antecipar promoções para escoar estoques a preços cheios.
Tenha uma presença digital
Nos dias de hoje a internet faz parte de qualquer estratégia para alcançar os clientes, mesmo para quem tem apenas um ponto comercial físico. É preciso escolher quais canais serão utilizados para promover o seu negócio e pensar em conteúdos atrativos, seja por meio de um blog, e-mail marketing e até mesmo pelos aplicativos de mensagens, como Whatsapp. Existem diversas ferramentas disponíveis no meio digital e muitas delas são gratuitas. A realização de sorteios também é um recurso interessante para atrair novos públicos.
Conheça bem seu potencial clientes e estruture um bom relacionamento
Para atrair novos clientes é imprescindível conhecer bem o seu público-alvo. Elabore a sua persona (representação fictícia do cliente ideal do negócio, a partir de dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes) e acompanhe as novidades da concorrência para ter uma comunicação mais efetiva com quem realmente tem interesse no seu produto ou serviço. Não se esqueça que ter uma boa comunicação e relacionamento com seus clientes gera mais confiança, aumentando a credibilidade do seu empreendimento e chances de fazer novos negócios.
Para estruturar um bom relacionamento com seu público-alvo, você pode usar ferramentas de automatização de contato com o cliente, conhecidas como CRM (Customer Relationship Management). Também pode realizar pesquisas dentro da empresa ou na internet para captar informações que ajudem a atrair o potencial consumidor para o seu negócio.