A política para implantação do isolamento social em Franca falhou fortemente e na última medição realizada praticamente não havia adesão da população. Antes da pandemia, o nível medido estava em 39% e mapa sobre essa estatística apontou para a mesma porcentagem em 29 de julho, data mais recente da mensuração.
O primeiro decreto municipal para a quarentena aconteceu em 20 de março, quando o nível de isolamento atingiu 44%. Houve registro de até 60% de taxa, ainda em abril, quando Franca não tinha tantos casos positivos e de morte como tem atualmente.
Paralelo ao fato de a adesão da população ao distanciamento reduzir progressivamente, as mortes por conta de complicações do novo coronavírus não cessaram há nove dias. Após 23 de julho, pelo menos uma pessoa perdeu a vida após ter sido diagnosticada com a Covid-19.
Naquela data, 24 pessoas tinham morrido até então. Neste sábado (1°), um homem de 76 anos, com comorbidades, faleceu no Hospital do Coração e se tornou o 35° morador de Franca a morrer por problemas relacionados ao novo coronavírus.
A Prefeitura de Franca informou que neste final de semana intensificou as ações para evitar aglomerações, mas até o começo da noite, conforme as autoridades, nenhuma autuação tinha sido registrada.
“A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca informa o registro neste sábado, 1º de agosto, de um novo óbito de Covid-19, elevando para 35 o quadro na cidade. Também foram registrados outros 18 casos positivos da Covid-19, aumentando o número para 1.332. O número de suspeitos caiu para 754, enquanto os registros negativos aumentaram para 1.846. O número de pacientes recuperados se mantém em 379”, detalhou nota oficial.
Os casos ativos chegaram a 918 neste sábado. A taxa de contaminação na cidade está perto do 0,4% da população, enquanto que a taxa de letalidade chegou aos 2,6% dos casos registrados.
A ocupação de leitos clínicos é de 29 leitos dos 67 disponíveis. A ocupação de leitos de UTI SUS Adulto é de 20 dos 27 disponíveis. Os 5 leitos de UTI Infantil não têm pacientes. A ocupação de leitos de UTI Particular é de 10 leitos dos 13 disponíveis.
Veja boletim oficial