Ícone do site F3 Notícias

Ensino para jovens e adultos em Franca enfrenta crise e fechamento de salas

Foto: Divulgação

Os vereadores aprovaram requerimento nº 41/2022, de autoria do vereador Gilson Pelizaro (PT), que solicita da Prefeitura informações sobre os canais de divulgação das aulas oferecidas pelo EJA –  Educação de Jovens e Adultos.

O vereador afirmou que a procura pelas aulas tem diminuído consideravelmente, haja vista o fechamento de classes destinadas a esse ensino, tornando a oferta do EJA escassa em várias regiões da cidade.

De acordo com Gilson, a Prefeitura tem desativado muitas salas de aula nas regiões periféricas e transferido para a região central, prejudicando os alunos. O parlamentar ainda questiona a falta de divulgação do serviço por parte da Secretaria da Educação:

“Essas pessoas tem que ter a oportunidade de ter educação, de estudar, de ter possibilidade de crescer na vida, de melhorar as condições, inclusive de trabalho e o que a gente percebe é que o EJA está sendo extirpado da educação municipal, bem aos pouquinhos, em doses bem homeopáticas, estão querendo acabar com o EJA. A Prefeitura não investe um centavo em divulgação para dar oportunidade para as pessoas”, criticou Pelizaro.

Claudinei da Rocha (MDB) também defendeu maior disseminação do serviço. “É importante que se divulgue, que mostre essa importância para aquelas pessoas que estão sem força para reiniciar seus estudos. Precisa de uma motivação e mostrar a grande importância de voltar aos estudos, porque o mercado de trabalho força isso. Só estará inserido no mercado de trabalho quem tiver uma boa formação. E o EJA ele tem essa responsabilidade, ele tem este papel.”

Para exemplificar a importância do estudo na vida da população, o vereador Ilton Ferreira (PL) citou o caso das creches conveniadas com o município, que foram obrigadas a desligar funcionários que não possuíam pelo menos o ensino fundamental.

Ilton destacou a importância do EJA para manutenção dos empregos e crescimento profissional. “Que haja uma divulgação maior e que também passe para as pessoas o objetivo de querer crescer e querer realmente ter um diploma de formação”, pontuou o vereador.

Della Motta (PODE) parabenizou Pelizaro pelo requerimento e sugeriu o uso dos prédios públicos ocupados anteriormente pelo 4º e 5º distritos policiais, localizados nas regiões do Parque Vicente Leporace e Jardim Aeroporto 1, visando a manutenção do serviço nas regiões com maior demanda.

“Nós temos que deixar exatamente na periferia porque são os mais necessitados (…) nós temos que facilitar tudo isso.”

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile