Franca já está com pelo menos 77 pessoas que perderam suas vidas após complicações causadas pelo novo coronavírus. Esse número corresponde a óbitos que vem sendo registrados na cidade desde 12 de abril, data que ocorreu a primeira morte em Franca, mas o paciente veio de São Tomás de Aquino (MG) e o caso dele é atribuído estatisticamente para a cidade mineira.
Conforme boletim oficial da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca, entre a sexta-feira (28) e este domingo (30), ao menos seis moradores de Franca não resistiram. O óbito de uma sétima vítima não consta nos dados oficiais, mas o paciente era tratado no Hospital São Joaquim, da Unimed Franca, com diagnóstico para Covid-19. Riad Aoude tinha 87 anos e fazia tratamento de hemodiálise. Lutou contra as complicações do novo coronavírus até perder a batalha neste domingo.
Riad Aoude era um comerciante antigo de Franca e muito conhecido. Seu filho mais velho, Michel Aoude, é diretor da Francana e dono da Tenda Árabe.
“Hoje, após muita luta, meu pai se foi. Foi-se de uma forma triste, já debilitado por depender de hemodiálise há 3 anos, infelizmente contraiu COVID, lutou muito nos últimos 14 dias, mas não conseguiu vencer. Me apego ao quanto ele foi bem cuidado no Hospital, quanta humanidade desses profissionais que têm que ser o elo desses pacientes em situação tão difícil sem ter a família por perto, lutando contra esse vírus tão poderoso. Sem mais palavras. Obrigado por tudo papai.”, lamentou Michel, em publicação feita no Facebook.
Na mesma triste estatística de falecimentos, as mortes confirmadas oficialmente neste domingo foram de 2 homens com idades de 48 e 80 anos, ambos com comorbidades.
A principal comorbidade associada a mortes ligadas a complicações da covid-19 é a senilidade. O que identifica que como ocorreu no mundo, os idosos são as vítimas fatais em grande maioria dos casos em Franca. Esse índice aponta para mais de 70% dos casos (veja mais no gráfico abaixo).
Com o número de mortes ainda crescendo, os casos positivos não estão sendo registrados na mesma proporção que ocorria há uma semana.
Neste dia 30, 75 novos casos positivos de Covid-19 foram diagnosticados, elevando o quadro de 3.566 para 3.641 casos confirmados.
Os registros suspeitos estão em 744, enquanto que os casos descartados chegaram a 4.336. Os pacientes recuperados aumentaram para 773.
Sem os dados do Hospital de Caridade, o número de leitos de enfermaria ocupados é de 36, de 63 como capacidade. Na UTI do SUS, consta 36 leitos disponíveis e há 32 pessoas internadas. Na rede particular, há 18 leitos para pacientes graves e 12 deles estão ocupados.
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.
Veja dados oficiais