Ícone do site F3 Notícias

Equipe de veterinários de Franca atua como voluntários no Rio Grande do Sul

Veterinários de Franca decidiram atuar como voluntários e foram para Rio Grande do Sul para auxiliar no resgate e cuidados emergenciais diante da tragédia causada pelas enchentes. Os profissionais estão em Canoas (RS) desde o começo da semana.

“No primeiro dia de atendimento no Rio Grande do Sul, eu fiquei fora d’água. Chegavam os animais de resgate, a gente atendia e encaminhava para os abrigos. Ontem (14) precisou de um veterinário para avaliar cavalos que estavam ilhados, e eu fui. E aí eu tive um pouco de noção do que está acontecendo. Estou em Canoas, mas tem cidade (em situação) pior. Em Canoas, (o nível) a água está em bomba de combustível acima dela”, comentou Danilo Durigan.

O grupo formado por cinco pessoas, entre elas os veterinários Danilo Durigan e Rafael Villani viajou em 13 de maio e devem permanecer no Rio Grande do Sul por mais um período. Eles trabalham na Pet’s & Equu’s Life e Pets Farm e além de animais de pequeno porte, a equipe tem conhecimento no atendimento de cavalos, por exemplo.

“De voluntário, tem gente do país inteiro aqui. Tem equipe de Minas Gerais, Defesa Civil de Goiás. As pessoas ficam esperando uma oportunidade de embarcação para tentar chegar na casa, procurar documentos, pegar os bichinhos deles. As pessoas ficam esperando uma vaga (para ir no barco)”, detalhou Durigan.

Esses voluntários de Franca têm usado uma faculdade de medicina veterinária em Canoas como base para o trabalho.

Em Canoas, mais de 2 mil cachorros já foram resgatados em enchentes. No Estado, são mais de 12 mil animais resgatados, conforme a Secretaria Estadual de do Meio Ambiente e Infraestrutura. A população no município de Canoas é uma das mais afetadas na tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. Há 155 pessoas que morreram por conta das enchentes e mais de 618 mil seguem desabrigadas.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile