Equipes do Procon-Franca, com o apoio de agentes da Fundação Procon, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Justiça, fizeram fiscalização nas principais lojas de Franca para identificar as condições dos produtos expostos para venda e repassar informação a consumidores. Conforme o órgão fiscalizado, o intuito da ação é garantir melhor ambiente de negócios para os clientes e também segurança para as empresas, que devem atender as exigências previstas no Código de Defesa do Consumidor.
Com a proximidade do Natal e final de ano, gradativamente, vem aumentando a movimentação das pessoas em busca dos presentes. Luiz Antônio Murari, diretor da unidade local, que é vinculada à Secretaria de Segurança, reitera a importância da pesquisa prévia, aliada a comparação dos preços, antes da efetivação de qualquer compra.
Um outro cuidado é antes de efetivar a compra do produto, deve ser verificado se o valor anunciado é o mesmo cobrado no caixa do estabelecimento e pedir o comprovante da compra.
Foram visitados nessas diligências 12 estabelecimentos localizados na área central e no shopping da cidade. Os estabelecimentos têm o dever de afixar os preços nas etiquetas ou nas prateleiras, constando as informações nas embalagens e detalhes, como os valores cobrados à vista, eventuais acréscimos e taxas de juros, no caso da compra à prazo. Os estabelecimentos também devem manter visíveis os indicativos, informando quais as modalidades de pagamento que são aceitas, de modo a facilitar a escolha do consumidor.
Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o Procon Franca, pelo telefone (16) 3721-4757, durante o experiente comercial ou pelo e-mail [email protected].
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055