Franca se destaca em muitos esportes. Com o basquete multicampeão, com a tradição da Associação Atlética Francana, ciclismo, fisiculturismo, com vários títulos nacionais e internacionais no jiu jitsu e, recentemente, também na escalada. A cidade é tida, hoje, como um polo de escalada no Estado, abrigando uma das maiores escolas de escalada de São Paulo.
E não se trata de um esporte restrito. Com as orientações corretas, equipamentos adequados e estrutura, pessoas de todas as idades e biótipos podem praticar a escalada, como prática corriqueira de atividade física, ou mesmo em nível competitivo. Aos entusiastas e curiosos que estejam interessados, a cidade está oferecendo a escola especializada CEF (Centro de Escalada de Franca). A unidade já tem 10 anos de atividade e o coordenador é Paulo Filho.
“Além da escalada indoor, a cidade também desenvolveu a prática de escalada em rocha no Pico do Mané, em Patrocínio Paulista, reconhecido nacionalmente. O crescimento da comunidade de escaladores impulsionou o surgimento de empresas locais que produzem equipamentos específicos para a prática da escalada”, disse Paulo.
Modalidade olímpica
Com a escalada esportiva como modalidade olímpica, a prática e o incentivo para a criação de novos atletas tendem a aumentar. Em maio deste ano, o Brasil sediará o Mundial de Escalada em Curitiba e a “Capital do Basquete” já está no roteiro das competições. O esporte fez sua estreia olímpica em Tóquio 2020 e contou com três disciplinas: velocidade, dificuldade e bouldering. Na disputa de velocidade, dois atletas percorrem uma rota fixa numa parede de 15m um contra o outro.
“Franca será palco da primeira etapa do Circuito Copa Brasil, em parceria com a Confederação Brasileira de Escalada e a Federação de Escalada Esportiva de São Paulo”, revelou Paulo Filho.
O professor explica que a escalada é um esporte que oferece muitos benefícios à saúde e é acessível a todas as pessoas e que a tendência é o número de praticantes aumentar ainda mais. “Com eventos esportivos de destaque e um local que oferece infraestrutura de ponta, Franca se consolida como um polo importante para a prática da escalada no estado”,detalhou Paulo Filho.