O retorno gradual das aulas presenciais na rede municipal de ensino em Franca começou nesta segunda-feira (2) nas 56 escolas do município. Márcia Gatti, secretária de Educação, explicou qu, após a retomada das aulas nas creches, que ocorreu no dia 27 de julho, agora será a vez das escolas receberem os alunos, professores e colaboradores nesta segunda-feira.
“Assim como as creches, as escolas foram adaptadas, receberam a sinalização, demarcação do solo, a comunicação visual e estão preparadas para receber o percentual inicial de 35% da capacidade de estudantes até o dia 27 de agosto para um atendimento com toda a segurança, seguindo rigorosamente os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19”, afirmou a secretária.
A estimativa é que cerca de 7 mil alunos retornem às salas de aula, de um total de 20 mil estudantes matriculados nos Ensinos Infantil e Fundamental.
As aulas serão ministradas no período das 7h às 11h15 e as unidades escolares seguirão os Planos de Retomada e Pedagógico específicos para cada estabelecimento, que serão avaliados e monitorados por uma Comissão Escolar.
Conforme a Prefeitura, as escolas estão equipadas para aferir a temperatura na entrada, bem como uso de equipamentos de proteção individual e monitoramento de sintomas. “Os alunos que apresentarem febre ou sintomas de gripe não deverão ir à escola e a família deverá comunicar, imediatamente, ao Comitê Escolar a situação de saúde dos estudantes, bem como de seus familiares. Os dados de saúde serão registrados no Sistema de Monitoramento da SED (Secretaria Escolar Digital) e a Secretaria de Saúde será comunicada”, divulgou a Prefeitura, em nota oficial.
As orientações estão sendo repassadas para os estudantes para que obedeçam o distanciamento social, permanceçam o tempo todo de máscara e utilizem álcool gel para higienização das mãos. Os pais ainda foram orientados para que os estudantes levassem garrafinhas de água para evitar o uso de bebedouro colocando a boca próxima da saída da água.
“O retorno dos alunos para as escolas e creches dependerá da autorização dos pais e familiares e todo o processo será conduzido de forma espontânea, com a avaliação permanente da situação epidemiológica da cidade com relação à pandemia. A família que não permitir a volta dos filhos para as unidades, neste primeiro momento, continuará acompanhando todo o processo pedagógico e aulas no formato on-line”, detalhou a secretária municipal de Educação.
A partir do dia 30 de agosto até o 22 de setembro, o percentual de alunos atendidos nas escolas de forma presencial será ampliado. Com relação a esse critério, os pais deverão autorizar a frequência das crianças e jovens. Esse prazo foi estabelecido também por conta do avanço da imunização nos profissionais da educação.
Reforço Escolar
Será oferecido reforço escolar, em horário oposto às aulas regulares, para a recuperação de aprendizagens dos alunos que não tiveram avanço significativo em relação ao domínio das habilidades em todo esse tempo pandêmico.
Os professores, coordenadores e pedagogos realizarão um curso intensivo sobre defasagem e diversidade escolar. As aulas serão presenciais e se estenderão até dezembro.
Os estudantes estão sem aula presencial pelo período superior a um ano, o que causa defasagem na aprendizagem.
Novo portal
A Secretaria de Educação também divulgou que tem um novo portal para os estudantes. O Conexão Escola está sendo disponibilizado para todos os educadores, profissionais, alunos, pais e responsáveis com o objetivo de integrar e fortalecer mais a parceria escola-família. O intuito é tentar melhorar a qualidade do ensino.
Por meio deste portal, disponível pelo link https://sites.google.com/view/conexaoescola/p%C3%A1gina-inicial, poderão ser acessados informativos e conteúdos pedagógicos de toda a rede municipal.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055