O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) vai realizar discussão em Franca sobre a problemática das enchentes. O encontro será entre os dias 17 e 19 de março, na Câmara Municipal. A prefeitura local apoia o evento com o intuito de haver análise técnica que sirva para ser implantada na cidade.
“Esse evento tem como propósito mobilizar e conscientizar o poder público, sociedade, profissionais e estudantes de áreas correlatas sobre a importância do planejamento urbano, envolvendo um conjunto de especialistas no assunto”, detalha nota da Prefeitura de Franca.
Os temas das palestras no evento são “A proteção dos recursos hídricos no contexto do planejamento urbano de Franca”, com o engenheiro civil Nathanael Silva Junior; “A importância do plano diretor”, com a arquiteta urbanista de Curitiba (PR), Mirna Cortopassi Lobo; “Biogás – tecnologia para cidade mais sustentável”, com o engenheiro civil Luciano Reami; e “Urbanismo para cidades mais sustentáveis”, com o arquiteto e urbanista Murilo Alves Dana.
A discussão envolverá uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto, sob o monitoramento do engenheiro Luciano Reami.
O Instituto que organiza o evento é uma entidade sem fins lucrativos focada em fomentar a discussão dentro da arquitetura, engenharia e urbanismo para propor soluções técnicas para as cidades e comunidades específicas. “É a entidade profissional dos arquitetos mais antiga no país e a única representante no Brasil da União Internacional de Arquitetos”, detalha comunicado oficial do governo municipal.
É possível a participação de pessoas da sociedade civil, além de técnicos. As inscrições são feitas pelo site https://www.sympla.com.br/primeiro-encontro-iab-pela-cidade-todos-juntos–enchentes-em-franca-aonde-vamos-parar-__806415.