O governador João Doria vai anunciar nesta quarta-feira (10), às 12h30, no Palácio dos Bandeirantes, a nova etapa do Plano SP para a retomada econômica no Estado. A análise de dados dos municípios paulista sobre a situação que cada um deles encontra-se diante da pandemia do novo coronavírus vem acontecendo e nesta terça-feira o comitê de combate à Covid-19 passou a tabular as situações específicas para divulgação nesta quarta. O site F3 Notícias transmitirá o pronunciamento ao vivo.
O governo municipal encaminhou nesta terça-feira à noite os dados para o Departamento Regional de Saúde (DRS VIII) sobre a situação de leitos e internações. Esses critérios são levados em consideração para que uma região possa passar de fase e conseguir maior flexibilização na quarentena e abertura de setores da economia.
Em 3 de junho, a região da DRS VIII tinha 150 casos sendo investigados e agora são 224. Os confirmados passaram de 279 para 318, enquanto os pacientes em isolamento domiciliar subiram de 563 para 646. O total de óbitos foi de 9 para 13 no período de uma semana.
Conforme apurado com integrantes da equipe local do Comitê de Contingência no Combate à Covid-19, existe um cenário que pode favorecer para uma maior flexibilização da quarentena para setores da economia na região.
Franca atualmente encontra-se na fase 2, que passou a valer a partir de 1º de junho e permitiu o funcionamento, apesar de haver restrições, nos setores de atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, lojas, shoppings, ambulantes, indústria não essencial e construção civil.
Caso a cidade seja classificada para a fase 3 do Plano SP, bares e restaurantes poderiam abrir, mas com restrições. Os salões de beleza também receberiam autorização para abrirem, seguindo regras sanitárias.
As academias ainda não entrariam nessa etapa. Somente na fase 4 é que consta a permissão de abertura desse segmento.
“Uma região só poderá passar a ser ter um maior relaxamento após 14 dias da mudança de fase, mantendo os indicadores de saúde estáveis por um período completo de incubação”, informou nota do governo estadual. A cada uma semana o Estado também avalia a situação das regiões.
Nos dados informados ao Estado, a região de Franca está com 41,68% de taxa de ocupação de leitos de UTI. Os leitos de enfermaria disponíveis somam 82 para 22 cidades. Os leitos de UTI são 36. Sobre as internações, há 19 casos suspeitos em enfermaria e seis confirmados. Na UTI, há seis casos suspeitos e nove pacientes com diagnóstico confirmado.
Para os 22 municípios, a situação da Covid-19 é de 224 casos em investigação (só em Franca há 111), os casos confirmados somam 318; há 646 pacientes em isolamento domiciliar e 13 pessoas já morreram na região (6 foram em Franca).
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.
Critérios do governo do Estado:
Dados da região de Franca informados ao Estado: