O governador João Doria e sua equipe divulga no começo desta tarde o novo cenário de quarentena para as próximas duas semanas. Franca, que está na fase 2, onde é possível que lojas e shoppings estejam abertos, pode ter o risco de regredir para a fase 1 por conta do aumento de casos e falta de unidades de UTI.
Atualmente há 12 leitos que podem ser montados na Santa Casa de Franca e na Santa Casa de São Joaquim da Barra, mas os equipamentos estão parados. As duas unidades de saúde integram a DRS VIII, que informa os dados ao Estado para que haja a classificação no Plano SP.
Conforme os dados já divulgados, a DRS VIII tem ocupação de leitos de UTI para Covid-19 em situação adequada, mas a porcentagem de leitos por 100 mil habitantes está em condição mais delicada (4,4). Caso esses 12 novos leitos estivessem em funcionamento, a classificação da região poderia ser diferente.
Conforme a Prefeitura de Franca, há atraso por parte do governo estadual para a instalação de sete leitos de UTI na Santa Casa da cidade e outros seis na Santa Casa de São Joaquim da Barra. Os equipamentos já chegaram, mas não foram ligados.
Com o retorno da região para a fase vermelha (fase 1) do Plano SP, as regras de quarentena são mais rígidas. O que muda com isso é que as lojas e os shoppings deverão ficar fechados a partir da próxima semana. (Veja abaixo o quadro que especifica o que pode ser aberto em cada uma das fases).
Assista ao vivo
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.