Para a região de Franca, existe a previsão que só depois de 20 de setembro possa haver chuva. Com esse período de estiagem, os riscos de incêndios em matas e terrenos aumentar e por isso é preciso evitar que lixo seja jogado nessas áreas, bem como as pessoas não coloquem fogo para queima de pasto.
“O fogo em florestas, em especial, pode causar danos graves na flora e na fauna, além de degradar o solo. Desde junho, o Governo de São Paulo intensificou a Operação Corta-Fogo, um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, monitorar e combater ocorrências do tipo, com a participação de diferentes níveis de governo, empresas parceiras e comunidade”, informou nota do governo estadual.
Nesta última semana, por exemplo, às margens da Rodovia Ronan Rocha, no município de Itirapuã, houve um incêndio de grandes proporções em uma área conhecida como Serra da Cabecinha. A fumaça produzida pelo fogo prejudicou motoristas, além de o incêndio causar danos ao solo. Leitores do F3 Notícias que passaram na região enviaram imagens de como estava a situação (veja abaixo).
Para ajudar a combater esse tipo de ocorrência, está em curso uma operação coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB). O Corpo de Bombeiros está apoiando o trabalho, bem como a Polícia Militar Ambiental e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Além dos danos ambientais, incêndios florestais podem causar interrupção no transporte público, na distribuição de energia elétrica e nas redes de comunicação.
Para evitar acidentes, a Defesa Civil recomenda uma séria de ações:
– Não faça queimada para limpeza de terreno ou para destruição de lixo. Faça sempre o descarte no lugar indicado pela prefeitura da sua cidade;
– Não jogue cigarros ou fósforos acesos às margens de rodovias;
– Não solte balões. A prática pode provocar acidentes aéreos e incêndios, e é crime ambiental.
*Esta matéria é uma sugestão de leitor. Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.