A cidade de Guará estreou neste ano na GIMA – Feira Cultural pelo Meio Ambiente da Alta Mogiana – e já se sagrou campeã da gincana que é disputada no último dia do evento. Com o tema “Teia Climática: tecendo o amanhã”, a GIMA 2023 contou com a participação de escolas públicas de seis municípios (Batatais, Cristais Paulista, Guará, Patrocínio Paulista, Restinga e Ribeirão Corrente) e reuniu mais de 3 mil pessoas.
O evento, organizado pela AZ Furlan Produções com o apoio do Proac da Secretaria Estadual de Cultura, começou na última quarta-feira, dia 14. Foram quatro dias de atividades, que terminaram no sábado com a realização da gincana. “Foi muito gratificante ver a dedicação de todas as escolas. As provas da gincana começaram em março e envolveram, não só as disputas físicas, mas também desafios sobre a história do município e o clima”, disse a idealizadora da GIMA, a empresária Flávia Lancha.
Uma das provas a serem cumpridas pelas escolas foi a eleição de um prefeito mirim para discutir com o atual prefeito da cidade medidas para melhorar o clima. O debate aconteceu no Simpósio de Prefeitos, realizado no sábado. “Os prefeitos dos seis municípios estiveram presentes, ouviram as sugestões dos prefeitos mirins e trocaram experiências. Foi muito bom ver essa inteiração e o interesse de todos”, contou Flávia.
Além do simpósio, as escolas ainda disputaram provas de corrida no saco, corrida com pneus, dança, grito de guerra e outros. “Todas foram analisadas pelo corpo de jurados que, neste ano, contou com a presença do Super Mano, que sempre anima a torcida nas disputas mais importantes da nossa seleção de futebol”, disse Carla Bastianini, produtora da GIMA.
No final, Guará foi a grande vencedora. “Foi a primeira vez que participamos e estamos muito felizes com essa conquista. As crianças amaram e tenho certeza de que aprenderam muito com o evento. Já estamos nos preparando para voltar o ano que vem e conquistar o bicampeonato”, disse Vinícius Magno Filgueira, prefeito de Guará.
Na GIMA 2023, as escolas participantes ganharam equipamentos de informática. Para os alunos, foram sorteadas mais de 160 bicicletas e mil bolas de futebol.